segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Lição 7 - LIKES E DISLIKES



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 17 de Novembro de 2019

                                                                                                                                                 








                                                                                                                                                 









Clique Aqui - Visualizar e Imprimir estes Subsídio ao Professor
Versículo do Dia
"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo." ( Fp 2.15 )
Professor, na lição de hoje, ensine que a obediência a Deus é uma virtude que deve ser buscada por todos aqueles que são salvos em Cristo. Ao escrever aos filipenses o apóstolo Paulo mostra que a submissão ao Evangelho de Cristo é uma das principais virtudes dos salvos. 

Para Impactar
Qual é o comportamento que devo ter diante dos meus pais, diante da sociedade e como cristão? A resposta está na Palavra de Deus, pois Cristo nos auxilia a ter o comportamento ideal perante todos.


Filipenses 2.13-18
13 - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
14 - Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;

15 - Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
16 - Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.
17 - E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós.

18 - E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo.

Introdução
Nesta lição trataremos de um assunto importante na vida dos jovens, o comportamento. É muito importante entender o padrão que o cristão deve seguir concernente ao seu comportamento, pois dependendo de como nos comportamos podemos honrar ou desonrar a Deus.

#pontochave
"Uma regra fundamental que devemos cumprir como cidadãos e cristãos, é o ato de honrar (reconhecer, considerar) aqueles que merecem honra.” 

1 - Sendo Cidadãos Dignos
É extremamente importante entender qual deve ser o nosso posicionamento social, ou seja, como deve ser o nosso comportamento como cidadão pertencente a uma nação.

1.1 - O Dever Civil
Os termos potestades e principados podem ser usados para autoridades constituídas, como no versículo acima, ou na esfera espiritual como forças malignas.
Apesar de sermos peregrinos sobre a terra, enquanto por aqui estivermos devemos cumprir com as nossas obrigações civis, ou seja, cumprir as regras estabelecidas pelo Estado.
O nosso comportamento cívico também é um testemunho a ser visto pelo mundo.
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.", Mt 5.16
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
 [...] pergunte aos alunos se eles conhecem a razão pela qual Deus instituiu as autoridades governamentais. Dê-lhes algum tempo para responderem. Depois, relacione no quadro-de-giz as implicações morais relacionadas abaixo, e discuta amplamente o tema. Peça, também, para lerem 1Tm 2.1-4 e 1Pe 2.13-15.
1) As autoridades civis devem reconhecer a origem de seu poder, para governarem em conformidade com a justiça e no temor de Deus. Porque se assim não agirem, sofrerão um severo julgamento.
2) As pessoas sujeitas ao governo civil devem obedecer ao mesmo como se estivessem obedecendo ao próprio Deus, reconhecendo que a autoridade que possuem lhe foi concedida por Deus. Assim, quem obedece aos governantes humanos, naquilo que é justo, obedece, ao mesmo tempo, a Deus.( Lições CPAD Jovens e Adultos »  » 2006 » 1º Trimestre )
"Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra.", Tt 3.1

1.2 - Somos do Céu, mas estamos na Terra 
"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.", Fp 3.20
Somos cidadãos dos céus, pertencentes ao Reino de Deus, mas enquanto estivermos na terra temos inúmeras responsabilidades que devem ser cumpridas integralmente.Devemos pagar os nossos impostos corretamente:
"E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus", (Mt 22.20-21)
 Pagamento de impostos
- “não tinha obrigação”, alguns pregadores chegam a afirmar que Jesus tinha obrigação por ser da descendência de Davi, pois quando Davi matou o gigante Saul havia prometido que a família daquele que vencesse Golias jamais pagaria impostos em Israel 1 Samuel 17.25. Convém lembrar que essa lei não tinha validade nenhuma em Israel na época de Jesus.
- “dá exemplo”, Jesus mostrou o que deve ser feito, comente que o crente não deve se utilizar de recursos mentirosos para burlar a declaração do imposto de renda e nem se utilizar de nenhum gato de luz, água, internet ou TV a cabo, pois sobre esses produtos também são taxados os impostos.( (Revista: Central Gospel 3º trim. 2013)
Devemos obedecer as autoridades constituídas:
"Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.", Rm 13.1
Mas, é claro que, para toda as regras existem suas exceções, as leis devem ser respeitadas e cumpridas, desde que não venham contra a Palavra de Deus, que é o manual normativo maus importante que existe.
Por exemplo:
E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.
Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; ( Atos 4:18,19 )


2 - Dar Honra a Quem tem Honra
Uma regra fundamental, que devemos cumprir como cidadãos e cristãos, é o ato de honrar (reconhecer, considerar) aqueles que merecem a honra.

2.1 - Honrando os Pais
Quando Deus entregou a Moisés as tábuas da Lei, honrar pai e mãe foi o primeiro mandamento com promessa do Senhor. Honrar os pais é um ato de respeito, reconhecimento e principalmente de amor.
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.", (Êx 20.12)
Enquanto estiverem em casa, os filhos deverão ser totalmente obedientes aos pais, no Senhor. Quando se casarem, porém, “deixarão pai e mãe”, ou seja, os filhos devem sair da casa, construir seu próprio patrimônio e tomar suas próprias decisões na vida, para que a unidade do novo casal não seja comprometida. Por tal motivo, é comum observar pessoas com sérios conflitos familiares, quando acontece o caso de os pais continuarem intervindo nas decisões dos filhos casados. É bom lembrar, porém, que, mesmo com o casamento dos filhos, a honra àqueles que deram toda a atenção e carinho durante a infância, adolescência e juventude aos filhos, ainda persistirá. Interessante que, logo após falarem sobre o dever do novo casal de deixar pai e mãe, Jesus e o apóstolo Paulo acrescentam sempre o dever de honrá-los (Mt 19.5,19; Mc 10.7,19 e Ef 5.31; 6.2), ou seja, um mandamento não invalida o outro. ( Lições CPAD Jovens  » 2016 » 2º Trimestre )
Você quer receber um like de Deus?
Ame e respeite os seus pais, porque o Senhor se alegra desta atitude e prolonga seus dias de vida.

Chegará o dia em que você vai esperar o abraço de seus pais, e eles não estarão lá, vai querer ligar para eles, e não vai ter ninguém do outro lado da linha, então, se você pode, aproveite o agora: ame seu pai e sua mãe.
"...pois tudo quanto faz se reflete na sociedade, na família e na comunhão direta com Deus."

2.2 - Honre a Deus
"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.",1 Tm 1.17
quatro que são extremamente importantes:
A - Seja agradecido a Deus, (1 Ts 5.18).
B - Tenha compaixão ao próximo, (1 Jo 3.17).
C - Viva honestamente , (Ef 4.15).
D - Tenha um coração perdoador (Cl 3.13).
Um cuidado que devemos ter:
7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8 Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.(Mt 15.7-8)
O profeta Isaías já havia reprovado a falsa religiosidade (vv. 7,8).
Jesus exorta seus acusadores e demonstra que eram eles que estavam burlando a lei de Moisés por ganância. O Mestre chama os fariseus e escribas de hipócritas e afirma a atitude errada deles citando Isaías 29.13. O profeta Isaías já havia, por diversas vezes, reprovado a falsa religiosidade do seu povo. Ele afirmou que seu povo adorava a Deus somente com palavras, mas o coração deles estava bem longe do Senhor.

( Lições CPAD Jovens  » 2018 » 1º Trimestre )


3- Os Dislikes da Vida
"Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.", Pv 6.16-19

3.1 - Comportamento Impróprios
Existe muita coisa que Deus desaprova como visto nos versículos anteriores, não devemos mentir e nem tratar as pessoas com desdém, praticar injustiça, maquinar projetos que prejudicam, fazer o mal, caluniar pessoas e colocar irmãos uns contra os outros.

 Igreja, acolhimento e adoração.
Que tipo de pessoas a espiritualidade que praticamos tem desenvolvido? Indivíduos insensíveis à dor do outro, que em nome de rituais e tradições observam de maneira inerte multidões morrendo à mingua sob o domínio do pecado, sem sequer estender a mão. Ou nossa fé, que é simultaneamente resultado e causa de nossa adoração (Hb 11.1), tem cotidianamente transformado nosso ser, quebrando nossa arrogância e exaltação (Pv 8.13), levando-nos a perceber àquele que está a nossa volta não apenas como um outro (Gr. heteros), distante e diferente, mas como o próximo (Gr. plesíon), íntimo, amigo mais chegado que irmão (Pv 18.24). ( Lições CPAD Jovens  » 2016 » 4º Trimestre )

3.2- Entristecer o Espírito Santo
Entristecer o Espírito Santo impede o cristão de viver uma vida que agrada a Deus.Quem não é zeloso para com o Espírito Santo, seguindo os desejos humanos já recebe milhões de dislikes de uma vez, pois é de fundamental importância a intimidade com o Espírito Santo, pois é Ele quem nos orienta a tomar decisões assertivas, que honram o nome do Senhor.Logo, atentemos para os nossos pensamentos e ações.

CONOSCO TODOS OS DIAS  
"Não sabeis vós que sois templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?" (1Co 3.16).
 “Templo do Espírito Santo”. Essa expressão aparece numa pergunta retórica de Paulo em 1 Coríntios: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (6.19). É um alerta do apóstolo aos crentes de Corinto para não darem lugar ao pecado, ou seja, não deixarem que o corpo fosse contaminado pela prostituição
(Lições CPAD Jovens e Adultos »  2019 » 3º Trim)
Jesus se referiu ao Espírito Santo como sendo o Espírito da verdade. O cristianismo foi fundamentado sob a verdade que o próprio Jesus declarou: “... eu sou a verdade...” (Jo 14:6). O “Espírito da verdade” porque faria com que os discípulos lembrassem, entendessem toda verdade de Deus em Cristo Jesus. O Espírito Santo seria aquele, na promessa e ensino do Mestre, que daria ênfase à revelação plena e completa de Deus, que é Jesus. A obra do Espírito no crente seria de enfatizar o que fora revelado, trazer luz e entendimento.
A Verdade de Deus, que é Jesus, estava com os discípulos, por isso eles teriam este Espírito da verdade. Quem não tem a verdade, não tem o Espírito de Deus. O mundo não o recebe porque não tem esse Espírito. É na experiência de conversão, ao nascer de novo, que recebemos a verdade que é Jesus e, por conseguinte, o Espírito da verdade. Toda obra ou compreensão das Escrituras que se opuser àvida e obra de Jesus não é do Espírito da verdade. Jesus disse que o Espírito faria com que os discípulos se lembrassem de tudo que o Ele havia ensinado. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo 14.26). A obra do Espírito, aqui no ensinamento de Jesus, está relacionada com a obra e ensino dEle mesmo.( Ensina

Conclusão
O comportamento do cristão é muito mais importante do que ele imagina, pois tudo quanto faz se reflete na sociedade, na família e na comunhão direta com Deus.

Portanto é fundamental ter uma conduta verdadeiramente cristã, para que Cristo possa ser honrado através da sua vida.

Fonte
Revista BETEL - Conectar +. Tema: Escapa-te por tua vida, 4 Trimestre 2019


                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.


                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário