terça-feira, 12 de novembro de 2019

Lição 7 - A Bíblia e o Testemunho da Ciência



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 17 de Novembro de 2019

                                                                                                                                                 










                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
33 - Com Tua Mão

61 - Deus Tomará Conta de TI

581 - Castelo Forte


                                                                                                                                                 









Definição de Ciência:  ( veja tópico 1.1)


Texto Áureo
"Quem é sábio, observe estas coisas e considere atentamente as benignidades do Senhor. " (Sl 107.43)

Verdade Aplicada
As constantes descobertas científicas, em diferentes áreas do conhecimento, ao longo dos anos, têm sido um valoroso testemunho a favor da Bíblia Sagrada.

Objetivos da Lição
Estudar a ciência, sua contribuição e características;
- Mostrar a Bíblia Sagrada e a medicina moderna em consonância;
- Identificar que as Escrituras e a ciência estão em harmonia.

Motivo de Oração
Ore para que a Igreja seja relevante na sociedade. 



Jó 28.9,24-28
9 - Ele estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.
24 - porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
25 - Quando deu peso ao vento e tomou a medida das águas;
26 - Quando prescreveu uma lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões,
27 - Então a viu e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.
28 - Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e aparta-se do mal é a inteligência. 

Introdução
Diferente do que alguns argumentam, estudos criteriosos revelam que as descobertas científicas e as Sagradas Escrituras são, muitas vezes, inseparáveis.



1 - Ciência: Contribuição e Características
Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo, pesquisa ou da prática, baseado em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber".
Clique Aqui - Significado de Ciência 
A ciência, efetivamente, trouxe muitos benefícios e contribuições para a humanidade. E, ultimamente, tem produzido subsídios valiosos, confirmando afirmações históricas da Bíblia Sagrada.
A verdadeira ciência e a Bíblia não entram em conflitos.
Não há nenhuma necessidade dos defensores, de ambos os lados, se envolverem em polêmicas. Basta dar tempo ao tempo.

1.1 - A Constante Busca do Conhecimento
palavra ciência vem do latim, e significa "conhecimento", ou de forma mais precisa: "a ciência define-se como um acumular de conhecimentos". 
E, ao acumular informações, ela é, naturalmente, passiva de novos conceitos e afirmativas. Por natureza, a ciência nunca estará totalmente satisfeita. "Se a ciência soubesse tudo a priori, seria uma religião", afirmam os defensores da ciência, quando confrontados diante de novos progressos científicos.
Diante do exposto, é natural que tudo que é momentaneamente um "conflito" com a Bíblia, poderá ser mudado a qualquer nova descoberta, por parte da ciência, visto que a Bíblia, também por sua natureza, não muda.

A ciência e sua importância.
Em sua obra E agora, como viveremos? (CPAD), Charles Colson e Nancy Pearcey afirmam que a “ciência afeta toda a nossa visão de mundo — não só as ideias sobre a religião e a ética, mas também sobre a arte, a música e a cultura popular”. Uma vez que a ciência tem tamanha repercussão sobre a nossa vida, indiscutivelmente, ela deve ser considerada à luz da Bíblia (2Co 10.5), evitando-se os equívocos ou extremos que ora a demonizam, ora a divinizam. Isso porque, como qualquer outra atividade humana, ela não é, em si mesma, boa ou má, podendo ser usada para o bem, ou para o mal, dependendo da intenção e caráter de seus agentes. ( Lições CPAD  Jovens 2015 » 3º Trim.)

1.2 - O Enfraquecimento do Cientificismo


o cientificismo. Claro que o cientificismo tem muitas faces (acadêmico, metodológico, filosófico) e nenhuma área do saber está livre dele – nem mesmo a teologia cristã. Entretanto, de modo geral, podemos definir o cientificismo como a reivindicação de que apenas os métodos científicos são capazes de nos fornecer conhecimento verdadeiro do mundo e de nós mesmos2. Ou seja, trata-se de um compromisso e uma confiança de dimensões últimas na ciência – por isso, Schuurman fala de uma fé na ciência. Essa forma de proceder no conhecimento científico traça os limites daquilo que podemos dizer que existe, do que podemos conhecer e os parâmetros para nossas tomadas de decisão ética e religiosa.[...]
(Por Pedro Dulci,revista ultimato,2018)
"Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." ( Hb 11.3)
Obs. Note o que o apostolo Paulo recomenda sobre o assunto:
“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência” (1 Tm 6.20).
A origem do Universo, segundo a falsa ciência. A falsa ciência ensina, nas escolas seculares, que o Universo “surgiu por acaso” há cerca de 20 bilhões de anos, a partir de uma “Grande Explosão”. Para os materialistas, o Universo não foi feito por um Criador onipotente e soberano. Crianças, adolescentes e jovens são enganados com esse tipo de ensino anti-cristão. Todavia, a falsa ciência não consegue explicar o que existiu antes do aparecimento do Universo. Nós, porém, sabemos que somente um eterno Criador infinitamente sábio e poderoso é capaz de explicar a grandeza, a ordem e o funcionamento do macrocosmo (Gn 1.1; Jó 38).(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2007 » 2º Trimestre)

1.3 - A Ciência Evolui
Se for considerado o progresso científico como sendo incremento no volume de teorias científicas existentes, ou o surgimento de conjecturas mais complexas acerca de conceitos relativos a esta maneira de se buscar entender a realidade, a ciência evolui. 
Assim como precaução, deve ser considerada uma máxima que diz: "a ciência é um trem que está sempre viajando". A generalização de ontem é a hipótese ultrapassada de hoje.
É perigoso procurar "comprovar" a Bíblia através da ciência.


A Bíblia, por sua vez, nunca retificou uma afirmação sequer.
A Ciência, sim, tem modificado conceitos, realinhando-os com as afirmativas bíblicas.
Ocasionalmente deparamos com afirmações tais como "e a bíblia tinha razão". A evolução da ciência é valiosa e contribui muito com a Bíblia.

Qual deve ser a posição da igreja diante desta realidade?
“O COMPROMISSO DA IGREJA DE ESTIMULAR O ESTUDO E A CULTURA”
Todas as artes procedem de Deus e devem ser consideradas criações divinas”. (João Calvino)
Estudar é direito de todos. Para os cristãos e para a Igreja, é um direito e um dever. De acordo com o teólogo holandês Abraham Kuyper, “as ciências humanas não podem ser entregues ao diabo e seus agentes, elas precisam ser usadas para demonstrar a glória de Deus ao mundo, bem como para gerar  melhorias à nação”.
O cristão deve inserir-se em todos os níveis da sociedade,
para que o mundo veja, por meio dele, a luz de Cristo, e Deus seja honrado. Paulo declarou:
fazei tudo para a glória de Deus (1Co 10.31). (Revista: Central Gospel - nº 56)


2 - A Bíblia Sagrada e a Medicina Moderna
  

2.1 - Instruções Básicas de Medidas Sanitárias
Há milhares de anos atrás, a Bíblia já tinha instruções que preveniam o cólera, tifo, disenteria, hepatite e outras epidemias similares:
"Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás. E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste." (Dt 23:12,13).

A função sanitarista do sacerdote. 
O sanitarista é um especialista em saúde pública; sua função é basicamente preventiva. Manter a cidade livre dos focos de doenças e infecções é o seu trabalho prioritário. Nesse sentido, cabia aos sacerdotes inspecionar as casas e roupas em Israel (Lv 14.34-57). (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2018 » 3º Trimestre)

2.2 - Orientações Bíblicas e Específicas sobre os Alimentos
Não faz muito tempo que as ciências ligadas à medicina têm demonstrado que as orientações bíblicas sobre os alimentos têm fundamentos. Segundo o professor e pastor José Afonso Ferreira: "Nem tudo o que é bom pra comer deve ser comido. Mas todos os alimentos determinado por Deus, na sua palavra, são úteis e indispensáveis ai equilíbrio da vida e da saúde (...)". Lembrando sempre que: isto não diz respeito a questões espirituais, como afirmam os adventistas do sétimo dia, mas com o nosso organismo físico.

A glutonaria e seus males.
Glutão é aquele que come em excesso e com voracidade. Tal atitude revela falta de equilíbrio espiritual e emocional. Até mesmo na hora de nos alimentarmos precisamos ter parcimônia. Enquanto a prostituição é um pecado com o corpo, a glutonaria é um pecado contra o corpo. Salomão adverte aos que comem em excesso (Pv 23.2). Nosso corpo é templo do Espírito Santo, por isso, precisamos cuidar bem dele, tendo uma alimentação saudável e equilibrada (1Co 6.19). Muitos estão enfrentando sérios problemas de saúde porque não foram equilibrados em sua alimentação. Sabemos que a gordura, o sal e o açúcar em excesso trazem sérios prejuízos para a nossa saúde. Porém, muitos continuam a ingerir tais alimentos, mesmo sabendo que trarão sérios prejuízos à saúde. Muitos maltratam o corpo e depois ficam a clamar a Deus por um milagre. Façamos a nossa parte. (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2017 » 1º Trimestre)

2.3 - Circuncisão ao Oitavo Dia


Estes agentes de coagulação do sangue facilitam uma rápida cicatrização e reduzem as chances de infecção. Atualmente, qualquer procedimento de circuncisão antes do oitavo dia exigirá injeções de vitamina "K" para cicatrizar sem problemas. Mais uma vez a ciência confirmando a importância das afirmações bíblicas

CIRCUNCISÃO - Riscos e Benefícios
A Circuncisão, quando feita na infância, apresenta alguns benefícios, entre eles, podemos citar:
- Redução das infecções urinárias ...
- Redução das infecções do pênis ...
- Redução do câncer peniano e do câncer do colo do útero nas parceiras,
- Redução de DST e HIV ...
- Perda de sensibilidade após a circuncisão.
Jesus foi circuncidado ao oitavo dia:
E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. ( Lucas 2:21 )


3- As Escrituras e a Ciência em Harmonia
Um Estudo com a mente aberta revela que a ciência e as Escrituras se harmonizam, e em muitas vezes, defendem uma à outra.
Vamos ver alguns registros na Bíblia que foram descobertas e confirmadas pela ciência.

3.1 - A Terra é Redonda



Deus criou e mantém todas as coisas (Hb 1.3). Antes que os homens tivessem a certeza de que o planeta Terra tem o formato arredondado, Deus já tinha dito isso. “Ele é o que está assentado sobre o globo da Terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos: ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar” (Is 40.22). Devemos levar em conta que a Terra é o centro da atividade divina tanto da criação quanto dos planos divinos para a humanidade, e que o Universo foi criado de forma inteligente para favorecer a vida na Terra. Se a lua fosse um pouco maior do que é, sua atração gravitacional causaria alterações nos movimentos das marés de tal forma que a Terra teria seriíssimos problemas. Caso a Terra estivesse mais próxima do sol, o calor excessivo impossibilitaria a vida no planeta. Portanto, podemos crer que uma mente sábia coordenou todos esses fatores para que pudéssemos estar aqui, e a Bíblia nos diz que Deus é que mantém todas as coisas no seu lugar (Hb 1.3). Ele não apenas criou, mas também zela pela segurança da criação. (Lições CPAD Jovens  » 2015 » 1º Trimestre)

Comente com os alunos que existem varias pessoas dizendo que o planeta Terra não e um globo.Contradizendo tudo que já sabemos sobre o assunto e até mesmo a Bíblia.

Para os terraplanistas, o planeta tem o formato de uma pizza, cuja borda é a Antártida e o centro, o pólo norte. O Sol e a Lua seriam dois "luminares de mesmo tamanho" que percorrem a linha do Equador alternadamente, produzindo o dia e a noite, e as estrelas estariam fixas numa espécie de domo sobre a superfície terrestre. As explicações da comunidade da Terra plana sobre os motivos de organizações internacionais terem escondido essas informações das pessoas são diversas, mas giram em torno de uma conspiração para manter os humanos "afastados da verdade", a fim de "torná-los mais fáceis de manipular".

3.2- A Terra esta Suspensa no Espaço
Houve um tempo que se acreditava que a Terra era sustentada por um grande animal. 

A verdadeira ciência confirma a Bíblia. A Bíblia não é um livro científico, mas a ciência inúmeras vezes constatou a veracidade das afirmações bíblicas nesta área, como por exemplo, a de que a Terra é "solta" no espaço. O patriarca Jó sabia disso há, aproximadamente, 1.500 anos a.C. (Jó 26.7); como também tinha conhecimento que no centro da Terra há fogo (Jó 28.5). (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2008 » 4º Trimestre)

3.3 - Ciclo da Água

Para onde vai toda água foi por muito tempo um desafio para a infante ciência. Porém, a resposta está no ciclo hidrológico, tão bem explicado na Bíblia: "Todos os ribeiros vão para o mar e, contudo o mar não se enche; para o lugar para onde os ribeiros vão, para aí tornem eles a ir". (Ec 1.7). Afirma ainda o texto de Eclesiastes 11.3: "Estando as nuvens cheias derramam a chuva sobre a terra...".
Veja também: Ele é o que edifica as suas câmaras superiores no céu, e fundou na terra a sua abóbada, e o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome. (Amós 9:6)

Conclusão
Apesar de existirem problemas que ainda não receberam uma resposta satisfatória, até o presente, não há nenhuma razão para o desprezo da ciência. A crença na Palavra de Deus não tem de ser mera esperança; ela pode ser baseada em fatos e evidências, com a contribuição valorosa da ciência.

Questionário
1) Qual o significado da palavra ciência ?
R. A palavra ciência vem do latim, e significa "conhecimento"

2) Qual é a afirmação feita pelo cientificismo ?
R. Somente a ciência tem a chave para a verdade e que tudo o que não é cientifico é falso

3) Milhares de anos atrás, a Bíblia já tinha instruções que preveniam o quê ?
R. Cólera, tifo, disenteria, hepatite e outras epidemias similares (Dt 23.12-13).

4) Qual o nome do profeta que cita o formato do nosso planeta ?
R. O profeta Isaías (Is 40.22)

5) Qual livro informou que a Terra está solta no espaço ?
R. O Livro de Jó (Jó 26.7)


Fonte
Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. Tema: Apologética Cristã - A Importância das Defesa da Fé diante dos Desafios da Sociedade Atual, Comentarista Pr. Joabes Rodrigues do Rosário, 4 Trimestre 2019 - Ano 19 - nro. 113.

                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       

    
   









                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.


                                                                                                                                                 

13 comentários:

  1. No slide desta lição o objetivo esta com o da lição anterior

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia é importante para ciência, e a ciência tem a sua importância para Bíblia e para as pessoas, quando a mesma honra a Biblia para a gloria de Deus, e a utiliza para o bem das pessoas, e com exceção no conceito eclesiástico a ciência (conhecimento) é importante para conhecer mais a Deus e seu poder, porque é um didática que todo cristão deve aprender, Oséias 6:3, não seremos mais sábios que Salomão, mas precisamos ser inteirados e instruidos para com as coisas de Deus, e o melhor nisso, é pregar o evangelho e ganhar almas para o reino de Deus, porque os que ganham almas para Jesus, sábio é, porque diminuirá o pecado no mundo pela conversão de um pecador, e com este acontecimento presevará tanto a sua alma como a deles, povoando assim os céus. Ex. O Amor jamais morre; todavia, as profecias deixarão de existir, as línguas cessarão, o conhecimento desaparecerá. 1 Cor. 13: 8, mas o conhecimento em Deus nos instrui, e graça de Deus nos não deixa errar o caminho. Precisamos do conhecimento e da graça de Deus, para não cometer injustiça, para assim alcancar o próximo com o amor de Deus e para a sua Glória.

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor
    Na bíblia da tradução Almeida fala assim acerca da terra em Isaías 40.22 ele está assentado sobre o Globo da terra mas na biblia judaica fala de um domo
    Fala tbm de abóboda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a a bíblia judaica fala q estamos acima das água isso que dizer q acima dos céus está um domo e acima desse domo água e acima dele tem um trono
      Tem muita coisa ainda pra nos entender
      Ajude_me

      Excluir
  4. Nobre irmão, por meio deste venho muito singelamente lhe agradecer por este trabalho fenomenal aqui disposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Franklin, a paz do Senhor, a Equipe agradece pelas palavras. Contamos sempre com a vossa visita a este BLOG.

      Excluir
  5. Que Deus continue te abençoando mais e mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém e Amém. Acrescente este trabalho em vossas orações !

      Excluir
  6. Minha oração é que cada dia sejam mais cheios da graça.

    ResponderExcluir
  7. Sou professora da EBD jovens e adolecentes, e em 2 meses optei em trabalhar com está revista,em objetivo mostrar um novo mundo... As lições são muito boas, pois nós oferece conhecinento em cada lição.E recomendo muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, também estamos gostando muito das revistas da Betel. A revista Adulto também tem surpreendido, temos tratado assuntos nunca antes abordado !

      Excluir