terça-feira, 5 de novembro de 2019

Lição 6 - Na Moral, Quem é Você ?



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 10 de Novembro de 2019

                                                                                                                                                 








                                                                                                                                                 









Clique Aqui - Visualizar e Imprimir estes Subsídio ao Professor

O que é Moral:
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.(https://www.significados.com.br/moral/)

Versículo do Dia
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravihosa luz.", 1 Pedro 2.9
 Igreja, o povo eleito de Deus.

O objetivo do apóstolo é demonstrar que os crentes encontram-se numa posição privilegiada: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido […]” (v.9). Tais designações, anteriormente aplicadas à nação de Israel, referem-se agora à Igreja. Na antiga aliança, a nação de Israel foi eleita para ser um canal de bênção para as demais nações (Gn 12.3). Mas, devido à sua desobediência e fracasso, Deus faz surgir um novo povo, formado por todos aqueles que creram em Cristo e em sua obra salvadora, sejam judeus, sejam gentios (Ef 2.14). A missão desse povo é anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (2.9).(Lições CPAD Jovens » 2019 » 3º Trim)


Para Impactar
Muitas vezes não sabemos responder a uma pergunta que aparentemente parece simples: Quem sou eu? Sabemos que somos quando conhecemos bem quem nos criou.



1 Pedro 2.1-10
1 - Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
2 - Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
3 - Se é que já provastes que o Senhor é benigno;
4 - E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
5 - Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
6 - Por isso também na Escritura se contém:Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido.
7 - E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,a pedra que os edificadores reprovaram,essa foi a principal da esquina,
8 - E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
9 - Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 - Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.



Introdução


#pontochave
"Mas a verdade é que Jesus te ama como ninguém jamais o amará, Ele se importa tanto com você, que pagou com sua própria vida e seu próprio sangue uma condenação que pertencia a você e a mim".


1 - Quem Sou Eu
"Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhoso são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." (Sl 139.14)

1.1 - Reconhecendo-me como 
    Verdadeiramente Sou
Muitas vezes, quando os jovens são questionados sobre quem são, a resposta acaba sendo mais complexa do que se imagina, porque na maioria das vezes não sabem ao certo.
Devemos conhecer quem realmente somos diante de Deus, da sociedade e da família.
Temos uma geração cheia de incertezas sobre quem são e onde querem chegar, numa busca incansável por respostas as vezes não encontradas.
Em busca de respostas, muitos jovens se frustram, desanimam e muitas vezes entram  processo depressivo.
Professor nesse tópico é fundamental explicar para o jovem que a vida é repleta de escolhas e que tais escolhas certamente estabelecerão os rumos da vida de cada um (quem eu sou). Para o cristão tais escolhas devem ser inteiramente orientadas pelo Espirito Santo,vejam subsidio abaixo:
O princípio. ‘Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são do Espírito, para as coisas do Espírito’. A palavra ‘carne’ representa a natureza antiga e pecaminosa que não recebeu a renovação e vive segundo o homem não regenerado. Pode ser considerada a ‘baixa natureza’ ou a ‘natureza animalesca’. A expressão abrange tanto a totalidade da vida não renovada e que vive longe de Deus, como todas as atividades em que o eu-próprio é o centro. Quando alguém coloca Deus no centro da sua vida, passa a andar segundo o Espírito.
2. O resultado. ‘Porque a inclinarão da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz’. O termo ‘morte’ se refere não apenas à morte física, mas a separação presente e futura de Deus, fonte de toda vida espiritual.
 A razão. ‘Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser’. O homem carnal, para quem o eu-próprio é a lei suprema, naturalmente tem ressentimento contra Deus e sua bendita vontade [...]” (PEARLMAN, M. Epístolas paulinas: Semeando as doutrinas cristãs. Coleção Myer Pearlman. RJ: CPAD, 1998, pp.28,29).

1.2 - Deus nos dá a Resposta 

Sobre o versículo Gn 1.27
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.", Gn 1.27
"imagem e semelhança”, esclareça que ser imagem e semelhança de Deus não se refere a forma física, mas sim ao caráter de Deus, pois Deus não tem forma física, Ele é espírito. Mateus 4.24
A Imagem de Deus
1. Tselem e demuth. O trecho de Gênesis 1.26,27 fala sobre o homem (incluindo o macho e a fêmea) como criado à imagem e semelhança de Deus. ‘Imagem’ (no hebraico, tselem) [...]. No ser humano, implica num reflexo de algo existente na natureza de Deus. ‘Semelhança’ (no hebraico, demuth) é palavra usada para indicar padrões e formas, que se parecem um tanto com o que retratam. Indica que existe em nós algo parecido com Deus.[...]
A imagem natural  inclui elementos da personalidade ou do próprio ‘eu’, comuns a todas as pessoas, quer humanas quer divinas. Intelecto, sensibilidade, vontade — estas são as categorias que compõem a personalidade e formam uma clara linha de separação entre os seres humanos e os animais irracionais.
A imagem moral  inclui a vontade e a esfera da liberdade, onde podemos exercer nossos poderes de autodeterminação. Ela torna possível nossa comunhão e comunicação com Deus”.
(MENZIES, W. W., HORTON, S. M. Doutrinas bíblicas: os fundamentos da nossa fé. 5.ed., RJ: CPAD, 2005, p.69-70.)


#pararefletireadorar
"Deus cria a partir do nada. Portanto, enquanto um homem não for nada, Deus nada poderá fazer como ele", Martinho Lutero


2 - Quem é Ele para Mim ?
"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo" (Mt 16:16)

2.1 - Reconhecendo a Cristo

Professor explique para o jovem que Jesus é o caminho a verdade e a vida
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).
Obs. Note o artigo definido [ o ] dando ênfase à Jesus como único caminho. Jesus é o caminho , o Filho de Deus revelou que não tinha vindo a este mundo para ensinar o caminho; Ele é, em si mesmo, o Caminho para o Pai.Note a indagação de Tomé:
“Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: “Eu sou o caminho” (João 14:5-6 )
 “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Pv 16:25).
[...]é necessário compreender quem é o nosso Criador; pois bem, vamos a um conhecimento mais pleno de quem é Jesus Cristo, o nosso Senhor.
Professor, procure enfatizar neste tópico que o “cristianismo é mais do que uma religião sobre Jesus. Para sermos mais exatos, diz respeito ao relacionamento com Jesus, a quem Deus enviou à terra para salvar a humanidade da morte espiritual. Esse é o coração e a alma do cristianismo. É por essa razão que o cristianismo fica separado de qualquer seita, religião ou sistema de crenças no mundo. Um cristão é aquele que acredita e aceita as afirmações de Jesus.
Jesus afirma ser Deus em forma humana. Jesus não disse que era como Deus. Ele disse que era Deus (Jo 10.30). As pessoas ao redor de Jesus sabiam exatamente o que Ele queria dizer. Seus inimigos compreenderam essa afirmação e procuravam matá-lo por essa razão (Jo 5.18). Os seguidores de Jesus também compreenderam essa afirmação e estavam dispostos a morrer por ela. O apóstolo Paulo escreveu: ‘Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade’ (Cl 2.9)” (BRUCE, Bickel; JANTZ, Stan. Guia de Seitas e Religiões: Uma visão panorâmica. 5ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.33)

Jesus é o Filho de Deus
"Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.", 1 Jo 4.15
Jesus é a razão da nossa existência
"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.", Jo 1.3

2.2 - Ele nos Ama
Como o Pai me amou, também Eu vos amei a vós, permanecei no meu amor" (Jo 15.9).
"Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.", 2 Co 8.9
Uma das táticas de Satanás é demonstrar a você que o amor de Cristo é algo inalcançável ou uma mentira, querendo transparecer que Jesus não se importa com você.
Mas a verdade é que Jesus te ama como ninguém jamais o amará, Ele se importa tanto com você, que pagou com sua própria vida e sangue uma condenação que pertencia à humanidade.
"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.", Jo 15.13
Um Amor Inexplicável. 
Cristo demonstrou seu amor à pessoas em cada lugar que passou, em cada pessoa que curou e salvou, Ele ofereceu um amor gratuito para qualquer pessoa que deseje receber tal sentimento.
O ato de escolher sofrer, ser crucificado e morrer por nós demonstra o amor Ágape, ou seja, o amor incondicional, que se doa em favor do outro.(Lições BETEL Jovens e Adultos » 2019 » 3º Trim)

"E andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Ef 5.2).


3- Vivendo o Novo
"Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Is 40.30-31)

3.1 - Um Novo Tempo
As crises emocionais tem maltratado a muitos, mas em Cristo vemos a esperança de dias melhores, pois, não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20).
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Co 5.17).
Uma nova criação. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17). Note que o texto bíblico não diz “será”, mas, sim, “é”. Isto significa que o novo convertido sofreu uma mudança radical de vida. Agora, ele tem outro coração (Ez 36.26); outra mente — a de Cristo — (1 Co 2.16); outro pensamento (Fp 4.8); outro alvo — Cristo Jesus — (Fp 1.21).
Quando pela fé, aceitamos o sacrifício de Cristo, damos o primeiro passo na vida cristã e imediatamente inicia-se um processo de transformação, em nosso interior, para experimentarmos “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). ).(Lições CPAD Jovens » 2011 » 3º Trim)

3.2- Você faz Parte desse Novo Tempo
Você que já foi alcançado por esse evangelho transformador, também faz parte de um exército que quer alcançar essa geração sofrida e sem rumo e apresentar-lhe um Cristo que trará sentido a sua existência.
Uma nova dimensão de vida. Escreveu Paulo a Tito:
 “Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente” (Tt 2.12).
Este versículo evidencia a nossa luta diária em um mundo marcado pela impiedade. Mas Deus nos convida a cultivar uma vida de sobriedade (bom senso), justiça (retidão) e piedade (espiritualidade) “neste presente século”. Se assim agirmos, causaremos um impacto singular na sociedade na qual estamos inseridos, levando-a a transformar-se pelo poder do Evangelho de Cristo.

Conclusão
Na moral, quem você é? Você com certeza é alguém que Jesus considerou e considera muito importante.
A morte dEle se concretizou para que você pudesse viver, assim como Ele vive e, acima de tudo, ser feliz. Você não é mais um na multidão, você é um filho de Deus e amado por Ele.

Fonte
Revista BETEL - Conectar +. Tema: Escapa-te por tua vida, 4 Trimestre 2019


                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.


                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário