domingo, 27 de outubro de 2019

Lição 5 - Fake, tô Fora !



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 03 de Novembro de 2019

                                                                                                                                                 








                                                                                                                                                 









Clique Aqui - Visualizar e Imprimir estes Subsídio ao Professor

O que é Fake:
Fake é uma palavra da língua inglesa que significa falso ou falsificação. Pode ser uma pessoa, um objeto ou qualquer ato que não seja autêntico.Com as redes sociais, o termo passou a ser muito utilizado para designar uma conta na internet ou o perfil em uma rede social de alguém que pretende ocultar a verdadeira identidade.


Versículo do Dia
"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.", Ef 4.25


Para Impactar
Qualquer pecado é prejudicial a comunhão do homem com Deus, mas a mentira é um pecado astuto, pois a pessoa o comete achando que fez o bem a si e a outro.




João 8.42-47
42 - Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
43 - Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
44 - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
45- Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
46 - Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?
47 - Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.



Introdução

Normalmente o falso é bem parecido com o verdadeiro, quem falsifica procura imitar detalhes do verdadeiro para ser aceito como original. Devemos buscar em Deus discernimento para não sermos enganados, pois se possível enganarão até os escolhidos.
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mt 7.15).


#pontochave
"Quando alguém mente, para sustentar sua mentira é necessário uma sucessão de novas mentiras, transformando essa situação em uma bomba nuclear pronta para explodir e atingir o máximo possível de pessoas".


1 - O Pai da Mentira
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.", Jo 8.44

1.1 - Conhecendo o Pai da Mentira
A  Bíblia relata, através de Jesus, as características do pai da mentira, revelando sua identidade e seu caráter.
Jesus diz que o pai da mentira é o diabo, intitulando-o como aquele que abandonou a verdade, se inclinou para a corrupção e se tornou homicida desde o princípio, pois através da mentira sobre Adão e Eva, a morte foi introduzia da raça humana.
A verdade não habita no diabo e sua essência é baseada na mentira.
A mentira é algo tão perigoso que, através dela, o homem perdeu a essência e a comunhão com Deus, e o inimigo recebeu a condenação por seus erros.
Comente com a classe que a estratégia do diabo atualmente é infiltrar a mentira onde existe a verdade, tal fato nos explica porque vemos igrejas que pregam o evangelho, mas infelizmente nas mesmas há ensinamentos antibíblico, hereges e até mesmo doutrina de demônios, todavia sabemos que será assim nos últimos dias...

 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (1Tm4.1)

1.2 - O Incentivo Maligno para a Mentira
Devido ao pecado inicial, o homem nasce em uma natureza pecaminosa; natureza essa que só pode ser vencida através da fé na obra vicária de Cristo.
A manutenção diária da fé é fundamental para se ter uma vida vitoriosa e prudente, a qual ocorre diante do conhecimento da Palavra de Deus, da oração e das ações, pois o inimigo precisa apenas de uma pequena brecha para colocar a mentira no coração do homem.
Foi o que aconteceu com Ananias e Safira que, ao venderem uma propriedade, deixaram que Satanás entrasse em seu coração mentindo sobre o valor verdadeiro da casa, como consequência da mentira, ambos morreram.
Quando lemos em (atos 5) sobre a morte de Ananias e Safira em plena graça. A principio não entendemos o porque de tal rigor quanto a punição,considerando que hoje muitos praticam pecados mais graves.Mas o Senhor não nos deixa confundidos e nos faz entender que sua igreja recém inaugurada não poderia ser construída em bases que não fossem sólidas, aceitando e conformando-se com a ação do diabo, infiltrando mentiras entre seu povo.Foi esta a explicação de Pedro ao decretar a triste sentença.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.(At 5 3-4)
Comente com a classe que lendo o contexto fica bem claro que a punição foi devido à mentira proferida. Quantos estão morrendo espiritualmente porque são mentirosos, procuram falar aquilo que o povo quer ouvir e não o que o povo precisa ouvir.
"Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite.", Pv 12.22

#pararefletireadorar
"Prefiro ofendê-los com a verdade, do que matá-los com a mentira", Jonh Huss


2 - Não Mintais
"Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;", Lv 19.11

2.1 - Uma Regra Importante
Quando Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés, Ele estabeleceu as leis da existência que devem reger a humanidade. Entre as leis destacamos:
"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.", Êx 20.16
Mentir é tão prejudicial ao homem que Deus nos alerta para não mentirmos, pois suas consequências podem ser catastróficas.
"Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;"( Lv 19.11)
Professor esclareça aos alunos que:

De acordo com o código penal brasileiro “o crime de falso testemunho, consiste em fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha em processo judicial, policial ou administrativo. Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha, para fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, ainda que a oferta não seja aceita” (Fonte: www.jusbrasil.com.br).

2.2 - Como Teia de Aranha
A mentira é como uma teia de aranha. Quanto mais o indivíduo tenta sair dela mais preso fica.
Há pessoas que não percebem o mal que a mentira causa. Saiba que todas as doenças, a dor e a morte surgiram por causa da mentira!
"Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho.", Pv 20.17
Nas últimas eleições presidenciais, assistimos a uma onda de boatos entre os políticos que objetivavam fazer a própria manutenção do poder. A busca pelo poder temporal faz as pessoas inventarem casos contra outras sem o menor pudor de que isso não seja verdade. O método é simples: levantar o dolo contra a pessoa, e que esta se vire para dar maiores explicações. Nada mais desumano quanto usarmos subterfúgios contra o nosso próximo!
Na obra “Manual do Pentateuco”, de Victor P. Hamilton, sobre a aplicação do nono mandamento, deparamo-nos com o seguinte comentário “A aplicação original desse mandamento dizia respeito a testemunhos falsos em juízo ou em transações oficiais e negócios em geral” (p.224). Levantar acusações contra pessoas sem ter provas legítimas contra elas seria um ato pecaminoso e monstruoso. Não por acaso Tiago afirma que a língua é um membro capaz de incendiar uma floresta (Tg 3.7). Com a má língua pode-se destruir reputações que levaram anos para serem construídas.

(subsídios ensinador cristão,CPAD)


3- Vivendo a Verdade
"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que AMA E COMETE A MENTIRA.", Ap 22.14-15

3.1 - O Melhor Remédio
A verdade sempre, é e será o certo a se fazer, existe um ditado que diz: "A mentira é o caminho mais doloroso pra se chegar a verdade".
Quem pratica a verdade vive melhor, pois não precisa ficar escondendo nada de ninguém, e nem se preocupa em ser desmascarado. A verdade, sem dúvida, é o melhor remédio, (Pv 23.23).
 “Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” (Jo 18.37). Jesus de Nazaré tinha o compromisso com a verdade. Os fariseus e os doutores da lei não amavam a verdade e, por isso, não podiam aceitar o ensinamento de Jesus, embora reconhecessem a honestidade do nazareno (Mt 22.16). Já imaginou? Saber que alguém é da verdade e não assumir tal verdade porque o sistema religioso de outrora não o permitia? Ora, quem era do Templo na época de Jesus tinha uma alta reputação social. Passar para o lado de Jesus significava se colocar contra o Sumo-Sacerdote e perder automaticamente os privilégios da religião oficial.
Não podemos perder a nossa condição de sujeito em Jesus por causa do poder temporal. O crente deve sempre escolher andar pela e na verdade em quaisquer lugares. Na família, na escola, no trabalho, nas amizades ou em todo ambiente onde os seres humanos se relacionam entre iguais. “E conhecereis a verdade, e a verdade te libertará” (Jo 8.32). A verdade de Jesus não nos deixa aprisionados, mas livres para sempre!
Portanto, quem é de Jesus não tem outro compromisso que não seja a verdade. A verdade de quem é, do que fala e faz. Não empreste a sua língua para levantar falso testemunho contra alguém. O nosso Senhor foi condenado pelos homens através do falso testemunho de outrem. A vida de Jesus nos ensina o lado que devemos escolher: o melhor é sempre o da verdade. (subsídios ensinador cristão,CPAD)

3.2- Conhecendo a Verdade
A grande pergunta é: Onde encontrar a verdade absoluta?
Só existe um lugar onde encontramos essa verdade, que é pura e sem corrupção: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.", (Jo 17.17)

A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, e nela, somente nela, encontramos a verdade que muda, transforma e recompensa o ser humano.
Martinho Lutero escreveu:
"A paz se possível, mas a verdade a qualquer preço".
O evangelho “é o poder de Deus para salvação”, assim sendo, é o alimento de nossas almas. As pessoas que professam Jesus Cristo como Senhor e Salvador aprendem, ou deveriam aprender, a nutrir a suas almas com a Palavra de Deus. Jesus mesmo disse na famosa oração sacerdotal assim: “Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade” (João 17:17). A Palavra de Deus é o alimento que irá produzir uma vida santa e desenvolver a salvação. A Palavra de Deus há de ser o alimento de nossas almas. Alimento que nutre e sara. Nutre a alma de esperança, fé e amor, e sara das mentiras, vaidades e paixões desse século. A Palavra promove uma desintoxicação no coração e mente dos discípulos de Jesus, que se deliciam na leitura e estudo da Palavra eterna, pois a Palavra, nos lábios de Jesus é a verdade.
Nosso Mestre também disse que ao passo em que “conhecemos a verdade, a verdade nos libertará”, por isso essa Palavra poderosa que transforma salva e liberta também imuniza o pecador. As porções diárias de leitura da Palavra aliada a períodos devocionais de oração, contrição e louvor irão nutrir a alma e imunizar o pecador diante das paixões desse século. Um coração firmado na Palavra de Jesus é um coração que não sofre de anemia espiritual. E um coração sadio e revigorado. É um coração alimentado pela verdade do Senhor que promove libertação. A ação infecciosa e contagiosa do pecado é expurgada com a Palavra, por isso que os que forem “lavados pelo sangue do cordeiro” terão acesso ao reino de Deus. 
(http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/espiritualidade-anemica)


Conclusão
Você foi chamado para viver na verdade, ou seja, de acordo com a Palavra de Deus. Quem vive pela verdade, prospera em todos os seus caminhos, porque Deus é comprometido com a verdade.

"Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.", Sl 26.3


Fonte
Revista BETEL - Conectar +. Tema: Escapa-te por tua vida, 4 Trimestre 2019


                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.

Clique Aqui - Saiba mais sobre a Natureza dos Demônios


                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário