sábado, 12 de outubro de 2019

Lição 3 - #CompartilhandoJesus



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 20 de Outubro de 2019

                                                                                                                                                 








                                                                                                                                                 









Clique Aqui - Visualizar e Imprimir estes Subsídio ao Professor

Qual o significado da palavra "compartilhar”?
Achei que seria uma coisa interessante saber mais alguma coisa sobre essa palavra "compartilhar" uma vez que na atualidade ela é uma das palavras mais utilizadas pelas pessoas, senão a mais utilizada!
Estamos todos compartilhando na atualidade, os seres humanos se tornaram compartilhadores, no mundo virtual, claro!
1 - Vamos ver o que o dicionário nos diz sobre essa palavra:
A palavra "compartilhar" tem origem na palavra "partilhar", ou seja, é composta por  com + partilhar
O prefixo "com" é uma preposição que estabelece relação de dependência e implica - interação.
A palavra "partilhar" significa "dividir em partes", repartir.
Baseado nestas informações originais chegamos a conclusão que a palavra "compartilhar" tem o seguinte significado:
É uma interação, entre pessoas, para dividir alguma coisa em partes e repartir entre elas.
Por exemplo:

A aproximação entre a mulher de Sicar e Jesus foi inicialmente turbulenta e cheia de rancores culturais (ela era samaritana, Jesus judeu; ela uma mulher de vida complicada, Jesus um santo homem). Contudo, após o esclarecimento sobre a pessoa e natureza da missão de Jesus, a mulher não conseguiu conter-se, e pessoalmente foi compartilhar a maravilhosa revelação a que teve acesso com seus conterrâneos.(Jo 4)


Versículo do Dia
"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" ( Rm 10.14 )


Para Impactar
Ainda que pareça que através dos avanços tecnológicos o mundo todo tem sido alcançado pelo Evangelho, devemos saber que mais de dois bilhões de pessoas nunca ouviram falar do nome de Jesus, mas com sua ajuda, jovem, podemos quebrar essas barreiras.


Objetivos da Lição
- Entender o Valor do Evangelismo;
- Compreender como o Jovem pode se tornar um Missionário;
- Conhecer as Dificuldades das Missões Evangelísticas






Mateus 28.16-20
16 - E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
17- E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.


Introdução
Nesta lição, trataremos da importância de compartilhar o amor de Cristo à todas as pessoas. Vivemos em uma época em que compartilhamos fotos, viagens, comidas, experiências e tantas coisas mais, mas nos esquecemos, muitas vezes, de compartilhar o mais importante: " As boas novas de salvação".


#pontochave
"Devemos evangelizar hoje os que estão perto, mas também quebrar barreiras e alcançar esse mundo que anda a passos largos para a perdição".


1 - Anunciando as Boas-Novas
"E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.", Mc 1.15

1.1 - Trocando as Prioridades
Os dias de hoje são marcados pelo ritmo frenético, trabalho, escola, família, amigos, viagens e tantas coisas mais, que até parece muito pouco um dia ter apenas 24 horas, porém, dentro desta vida alucinante que temos, esquecemos (muitas vezes) ou não arrumamos tempo para algo tão importante na vida do cristão, o Evangelismo.

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra (Atos 1:8).
A espiritualidade de uma igreja ou de uma pessoa pode ser medida observando o comprometimento que a mesma tem com a evangelização. Tessalonica era uma igreja modelo uma de suas características era ser propagadora do evangelho:

Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;  (1 Ts 1:8).

1.2 - Esse é o Tempo !
Estamos diante do maior e mais rápido avanço tecnológico de toda a história da humanidade; informações que podem ser absorvidas quase que instantaneamente por milhões de pessoas, contato em tempo real com muitos do outro lado do mundo, meios de locomoção incrivelmente avançados, mas algumas coisas não evoluíram na mesma velocidade, por exemplo, o desejo ardente de falar de Jesus para todo o mundo.
 A vida humana passa muito rápido, biblicamente e comparada a uma planta que nasce pela manhã e morre à tarde, portanto não devemos perder as oportunidades dadas a nós pelo Espirito Santo em algumas situações do cotidiano.
 Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;(1Pe1.24).
Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce;

de manhã cresce e floresce; à tarde corta-se e seca.(Sl 90:5,6)


2 - Estratégias Missionárias
"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.", 1 Co 9.22

2.1 - Sendo Amigo de Todos
O trabalho missionário tem dois níveis de alcance principais, que geralmente são utilizados dentro da missão evangelística. O primeiro é o nível local, ou seja, um trabalho feito dentro de uma pequena zona territorial, que pode ser uma vizinhança, uma roda de amigos, colegas de trabalho e etc.
O segundo nível é conhecido como alcance universal, onde o trabalho de evangelização alcança uma larga escala.
O trabalho local é extremamente importante, pois se deriva do contato pessoal, ou seja, a conversa com pessoas, a ajuda, a atenção, a oportunidade de sanar dúvidas individualmente, tudo isso lança sementes que poderão germinar, se transformar em árvores e dar belos frutos  no futuro (Mt 13.23).
"Jesus conta muito com todos e principalmente com a juventude cristã que pode ser e fazer a diferença quanto ao "Ide"
Limitar o alcance do evangelho é o mesmo que ignorar o seu poder, Paulo disse aos nossos primeiros irmãos:
Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Rm1.16)
É necessária estratégia para alcançar e ganhar almas. Conheci um Pastor que já passou para Senhor, que tinha como estratégia entregar cada novo convertido à responsabilidade de um irmão idôneo para que fosse cuidado e acompanhado até que fosse batizado e se tornasse um adulto (espiritualmente). Que visão de Deus!. Neste caso o evangelho não se limitava aos cultos normais e suas mensagens salvificas.
O evangelho não deve se limitar apenas ao atendimento espiritual da pessoa,quando estamos assistindo uma pessoa,principalmente novos convertidos, precisamos ficar atento às dificuldades que estão enfrentando em diversas área como econômicas, psicológica, social, física e outras.

E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.(Gl 6:9,10) 

2.2 - Usando a Tecnologia
A tecnologia se destaca sobre os demais meios de comunicação, pois tem o poder de alcançar milhares de pessoas em escala global e, estas por sua vez, interagem entre si, inclusive em tempo real, se assim desejarem. Muitos cristãos e igrejas vêm utilizando essa importante e eficaz ferramenta para anunciar as boas-novas de salvação no país e além fronteira, onde os seus pés nunca pisariam!
A Internet é uma grande aliada na divulgação do Evangelho, porém, alguns cuidados são necessários para não tornar a mensagem inócua. As postagens não podem ser grandes e os vídeos não podem ser demorados. A mensagem precisa ser clara, concisa e objetiva (Hb 2.1,2). Antes de compartilhar qualquer conteúdo com os amigos, devemos analisar a veracidade bíblica daquela mensagem e seu teor teológico-doutrinário. Em lugar de postagens com frases de efeito, ou de autoajuda e de confissões positivas, devem-se priorizar os versículos bíblicos. Ao reproduzir áudios e vídeos devemos verificar se não existe algo que possa causar escândalos. Também não se deve atacar a ninguém, apenas anunciar e confessar a Cristo (1 Co 1.23,24).

(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2018 » 2ºTrim.)


3- Muito Trabalho a Fazer
A organização Alliance for the Unreached (Aliança para os não alcançados) divulgou uma pesquisa onde 3,2 bilhões de pessoas no mundo ainda não tiveram a oportunidade de ouvir ou aprender sobre o Evangelho.

3.1 - Não Podemos Parar
Dados revelam que, a cada minuto no mundo, 180 pessoas nascem e cerca de 102 morrem, isso denota uma urgência em se apresentar o Evangelho de Cristo a esta humanidade perdida (Mt 28.19).
Amor às almas.
Paulo tinha um amor tão grande pelas almas que, por estas, chegava a sentir dores intensas, como se estivesse a dar filhos à luz (Gl 4.19). Por essa razão, afirmou que não poderia deixar de anunciar o Evangelho (1 Co 9.16). Foi esse amor que constrangeu Filipe a evangelizar Samaria e a dirigir-se "ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza" para falar com um etíope (At 8.26).

O evangelista nada é, e nada fará sem o amor às almas perdidas. Pense nisto. E, de imediato, entregue-se em favor dos que caminham para o inferno. Esta é a sua missão.

3.2- Vencendo as Barreiras
O maior cinturão da resistência ao Evangelho é a janela 10x40, onde se encontram 61 países que têm uma forte rejeição a entrada do Evangelho, porém, existem missionários que estão mudando o rumo de alguns povos nessa faixa, fazendo com que pessoas se rendam aos pés de Cristo. Você, jovem, precisa fazer parte desse projeto. Você é importante na propagação do evangelho!



SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, procure enfatizar o quanto Paulo amava a obra missionária e se dedicou a ela. Ele procurou levar o Evangelho às áreas mais carentes, onde as pessoas não tinham ouvido nada ou quase nada a respeito de Cristo. Aproveite a oportunidade e fale com seus alunos a respeito da janela 10x40. Diga que nesta "janela" estão países menos alcançados com o Evangelho. Países onde a perseguição aos cristãos é bem grande. Ore, juntamente com seus alunos, por estes países. Peça que Deus envie pessoas para irem como missionários. Rogue também ao Senhor para que pessoas possam ofertar e sustentar os que já estão no campo missionário. Se desejar, reproduza o quadro abaixo para os alunos.



Conclusão
O Evangelho precisa ser propagado à todas as nações, e cada membro do corpo de Cristo é uma peça fundamental para alcançar este objetivo. Jovem, Jesus conta com sua capacidade, vontade e dedicação para que o mundo conheça a verdade que é Jesus Cristo.


Fonte
Revista BETEL - Conectar +. Tema: Escapa-te por tua vida, 4 Trimestre 2019


                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição.

                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário