quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Lição 13 - Trindade, tudo que precisamos

Aula presencial dia 29 de Setembro de 2019 












Lição 13 - Trindade, tudo que precisamos


Versículo do Dia
"Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo, e estes três são um" (1 Jo 5.7).



Para Impactar
O homem vive em um mundo onde tudo gira em função do ter. 
Quanto mais se tem, mais influente se torna, mais pessoas o admiram, porém a verdade felicidade está em conhecer o Pai, o Filho e o Espírito Santo.



Objetivos da Lição
1 - Entender que a Trindade é o maior tesouro que existe;
2 - Conhecer que a Trindade sempre age em favor dos seus amados;
3 - Aprender que a Trindade é a representação perfeita do amor.




Texto de Referência
 1 João 5.5-13 
5 - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
6 - Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
7 - Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
8 - E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.
9 - Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.
10 - Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
11 - E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
12 - Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
13 - Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.




INTRODUÇÃO 
O amor de Deus por nós é incalculável, e a Bíblia é o registro desta prova de amor.
Não merecíamos, não lutamos por isso, muito menos reconhecemos a necessidade disso, mas, mesmo assim o Senhor decidiu nos amar.



PONTO CHAVE 
"O Amor de Deus pelos homens não tem limites.
Ele nos amou e entregou o Seu Filho por nós.
O Filho nos amou, dando Sua vida por nós; e ainda envia o Seu Espírito Santo para habitar em nós"



1. O AMOR DO PAI 
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16).

1.1  Ele nos Criou com Amor. 
Deus fez o homem a Sua imagem e semelhança; demonstração clara de carinho em Sua criação.
Deus amou ter criado o homem, a ponto de serem amigos e conversarem.
[...] nada se compara a Sua criação sublime, o ser humano.

1.2  Nos Amou na condição de Pecadores.     
"Mas Deus prova seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5.8).
Mesmo depois da queda do homem, e da condição de pecador, Deus nos amou tanto a ponto de entregar Seu Filho amado para resgatar a humanidade perdida.
O homem perdeu a condição de amigo de Deus, mas através do projeto do Senhor, o homem tem a oportunidade de se tornar filho.
"Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece, porque não conhece a Ele" (1 Jo 3.1). 



2.  O AMOR DO FILHO  
"Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis" (2 Co 8.9).

2.1  Se entregou em nosso Lugar. 
Devido ao pecado o homem se separou da presença do Pai, e apenas de um modo a humanidade teria como se reconciliar com Deus, através de alguém que tivesse a capacidade e a competência de cumprir toda a Lei de Deus, e que aceitasse ser condenado, pelos pecados de outros. 
Jesus cumpriu toda a lei (Mt 5.17-18), e aceitou entregar a Sua vida em favor daqueles que realmente mereciam morrer: todos nós.

2.2  Foi por Amor! 
O amor de Jesus é inexplicável, pois o preço que Ele pagou por nosso resgate foi extremamente alto, não foi com ouro ou prata, e sim com sangue, com sua própria vida... Ele não fez acepção, foi para a cruz, para salvar o mundo... qualquer pessoa pode ser alcançada por este amor, e para isso só precisa crer na sua obra e viver a sua Palavra para desfrutar deste tão grande amor.



3. O AMOR DO ESPÍRITO SANTO  
O Filho nos amou, dando Sua vida por nós; e ainda envia o Espírito Santo para habitar em nós.

3.1  Nosso Companheiro. 
Jesus ressuscita e aparece aos discípulos dizendo que era necessário voltar para o Pai, mas que enviaria um amigo que os acompanharia em todos os momentos ... esse amigo se chama Espírito Santo.
"Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dará tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir" (Jo 16.13).

3.2  Deus nos Ouve. 
Aqueles que aceitam a Jesus como Salvador não estão isentos das adversidades desta terra ... 
O amigo Espírito Santo pega todo esse sofrimento e transforma em oração diante do Pai. Ele intercede co gemidos inexprimíveis, em favor dos seus amigos (Rm 8.26).



CONCLUSÃO
Encerramos este trimestre com a certeza de que o Deus Trino nos ama e deseja que estejamos cada vez mais próximos dEle.
Não há tempo a perder, devemos nos entregar todos os dias a este amor inigualável, pois somos confortados nesta vida, e ainda recebemos a vida eterna como recompensa.
A trindade pode se dividir em três palavras: amor, amor e amor!



BIBLIOGRAFIA

[1] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Bíblia do Culto - Editora Betel
Revista EBD Betel Conectar + - 3 trimestre 2019, ano 3, número 10 - Editora Betel

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                                 


                                                                                                                                                                              
[     

Olá Estimado Professor, segue abaixo o material de apoio.

                                                                                                                                                                              


2 comentários: