terça-feira, 9 de julho de 2019

Lição 3 - Lucas: o evangelho da alegria

Aula presencial dia 21 de Julho de 2019 





Hinos sugeridos para essa Aula

5 - Ó Desce Fogo Santo

75 - Em Jesus Tens a Palma

77 - Guarda o Contato












                                       

Lição 3 - Lucas: o evangelho da alegria

Alegria: Estado de viva satisfação, de vivo contentamento; regozijo, júbilo. (Pr. Elienai Cabral,2013)



Texto Áureo
"Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador" (Lc 1.46-47)



Verdade Aplicada
O resgate da verdade de que Jesus é a fonte de alegria fará com que Seus discípulos vivam com mais entusiasmo, proporcionando maior renovação na vida e no testemunho da Igreja.



Objetivos da Lição
1 - Apontar expressões de alegria no evangelho de Lucas;
2 - Mostrar o júbilo dos santos, dos anjos e de Deus
3 - Apresentar o que causa a alegria divina



Motivo de Oração
Ore para que mais vidas sejam alcançadas por Deus. 





 Lucas 1.28-33 
28 - E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
29 - E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta.
30 - Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus,
31 - E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32 - Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai,
33 - E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.



INTRODUÇÃO 
É o evangelho que mais registra momentos de alegria.Há alegria desde o anúncio do nascimento de João Batista até o último capítulo. Verifica-se nele a alegria dos santos, dos anjos, dos discípulos, de Jesus e de Deus.


1. EXPRESSÕES JUBILOSAS DO LIVRO DE LUCAS 
A alegria exposta no evangelho de Lucas é um apelo implícito à maneira de como se deve seguir ao Senhor Jesus Cristo.
“Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos” (Fp 4.4).
OS ENSINOS BÍBLICOS A RESPEITO DA ALEGRIA INCLUEM: 
(1) A alegria está associada à salvação que Deus concede em Cristo (1Pe 1.3-6; cf. Sl 5.11; Is 35.10).
(2) A alegria flui de Deus como um dos aspectos do fruto do Espírito (Sl 16.11; Rm 15.13; Gl 5.22). Logo, ela não nos vem automaticamente. Nós a experimentamos somente à medida que permanecemos em Cristo (Jo 15.1-11). Nossa alegria se torna maior quando o Espírito Santo nos transmite um profundo senso da presença e do contato de Deus em nossa vida (cf. Jo 14.15-21).
(3) A alegria, como deleite na presença de Deus e nas bênçãos da redenção, não pode ser destruída pela dor, pelo sofrimento, pela fraqueza nem por circunstâncias difíceis (Mt 5.12; 2Co 12.9).(Lições CPAD Jovens e Adultos »  2013 » 3º Trimestre)

1.1  Alegrar e Exultar. 
Quando o anjo fala a Zacarias que suas orações foram ouvidas, ele diz: "E terás prazer e alegria" no nascimento de seu filho (Lc 1.14)
Professor é muito importante explicar que a alegria de Zacarias veio em um momento de comunhão com Deus. Tal fato nos faz entender que a alegria do Senhor se alcança quando o buscamos intimamente a cada dia.
Zacarias e Izabel. Em sua narrativa dos fatos que precederam o anúncio do nascimento de Jesus, Lucas diz que o sacerdote Zacarias havia entrado no “templo para ofertar incenso” (Lc 1.9). A queima do incenso fazia parte do ritual do Templo e ocorria no período da manhã e à tarde (Êx 30.1-8; 1Rs 7.48-50). Foi durante um desses turnos que um anjo de Deus apareceu a Zacarias para informar-lhe que a sua oração havia sido ouvida pelo Senhor e que a sua mulher, embora já não fosse mais fértil, geraria um menino, cujo nome seria João (Lc 1.13). João, o Batista, nasceu para ser o precursor do Messias, anunciando a sua missão. Ele seria a “Voz do que clama no deserto” e precederia o Senhor, preparando o seu caminho (Lc 3.4,5).
(Lições CPAD Jovens e Adultos »  2015 » 2º Trim.)

1.2  Saltar e Rir. 
Isabel engravidou conforme o anjo dissera a Zacarias, seu marido. Maria resolveu visitar a Isabel. Esta, ao ouvir a saudação de Maria, declarou o seguinte a ela: "Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre!" (Lc 1.44).
Ao que tudo indica, Maria, a mãe de Jesus, já o tinha no ventre há um mês (quatro semanas), quando foi visitar Isabel, sua prima. Esta já estava com seis meses de grávida de João Batista (Lc 1.36), tendo, nela, um feto de vinte e quatro semanas. A Bíblia nos mostra que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, “a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo” (Lc 1.41). No ventre de Maria, [...] o Salvador do Mundo; no ventre de Isabel não estava um ser desprovido de alma, mas uma “criancinha” que pulou de alegria ao ouvir a bendita saudação. O Espírito Santo agiu ali através de uma “criancinha” ainda em formação (v.41). (Lições CPAD Jovens e Adultos »  2002 » 3º Trim.)

1.3  Louvores e Cânticos. 
A manifestação do Verbo entre nós foi motivo de grande alegria. Encontramos em Lucas louvores e cânticos que não foram registrados nos outros evangelhos. Um deles é o canto de Zacarias, que ficou mudo porque duvidou do anjo Gabriel, mas, ao escrever numa pequena tábua o nome pelo qual se chamaria o menino (João), "logo a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; e falava, louvando a Deus" (Lc 1.64).
Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,
E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo.
Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;
Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;                                                                                                            Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,
E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,
De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o  serviríamos sem temor,
Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.
E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;
Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;      Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; 
Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.( Lucas 1:68-79 )



2.  DESCRIÇÃO DE JUBILO E CÂNTICOS INICIAIS 
Júbilo — do latim  iubilum, por via culta, significa “grande alegria”. 
O iubilum era um termo popular para designar o “grito de alegria”, uma “aclamação”; designava também o grito de guerra ou de vitória bem como o cântico de alegria nas celebrações religiosas.( (https://delingualatina.pt/tag/etimologia)

Veremos quem se alegra e porque se alegra com os fatos envolvendo a chegada do Salvador a este mundo.

2.1  Jubilo por João Batista. 
Zacarias expressa sua alegria espiritual por intermédio de um cântico, que ficou conhecido como Benedictus, que em latim significa "Bendito" ou "Louvado seja". Notemos como é um hino profético repleto de menções às Escrituras. Interessante refletirmos nesta conexão (Revista do professor)
No Benedictus, o cântico de Zacarias, João Batista foi profetizado como o precursor do Messias, Jesus, o Salvador do Mundo. O grande profeta foi reconhecido pelo povo e por Herodes. João Batista descortinou o caminho do Filho de Deus para o arrependimento do povo, após apresentá-lo a fim de que esse povo reconhecesse o Filho de Deus, o desejado entre as nações. É importante que o estudante da Bíblia compreenda a forma como as narrativas do Evangelho de Lucas estão estruturadas, pois ela apresenta uma estrutura que faz sentido na forma como Jesus Cristo é apresentado a partir do capítulo 3 do Evangelho. (SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO)

2.2  Júbilo por Jesus. 
A manifestação do Filho de Deus entre os homens foi um fato amplamente profetizado por muitos e desejado pelas mães de Israel. Quando Maria recebeu a visita de Gabriel, ficou surpresa com tudo o que estava acontecendo, afinal, qual mulher não se surpreenderia? A saudação do anjo já era um convite a Maria se alegrar: "Salve, agraciada; o Senhor é contigo" (Lc 1.28).
A imensa alegria (Is 9.3). Isaías compara a alegria que o Messias traria à mesma que havia na época das colheitas (dia de pagamento com aumento de salário) ou como num despojo de guerra em que conseguissem muitas riquezas. A vinda de Cristo à Terra representa uma boa nova, expressa nos Evangelhos, tão extraordinária que o anjo que apareceu aos pastores em muita glória, a ponto de eles ficarem aterrorizados, disse: “[...]vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo” (Lc 2.10). A alegria de Cristo consiste no fato de Ele ter poder para perdoar pecados, salvar, curar e batizar no Espírito Santo, mas além disso, estar com Cristo é estar com a fonte permanente de alegria. Assim, mesmo em meio a tribulações e angústias, podemos experimentar sua alegria em nossa alma. (Lições CPAD Jovens e Adultos »  2016 » 3º Trim.)
3 — Tu multiplicaste este povo e a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos.
6 — Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.(Is 9.3,6)

2.3  Júbilo dos Anjos. 
Os anjos também se alegraram com o nascimento do Salvador. A glória do Senhor cercou o lugar onde os pastores guardavam seus rebanhos. Então, o anjo disse: "Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria...vos nasceu hoje o Salvador(Lc 2.10-11)
A mensagem angélica anunciada aos pastores que se encontravam no campo era que havia nascido na “cidade de Davi, [...] o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Lucas lembra o fato de que Cristo nasceu em Belém, cidade de Davi, cumprindo dessa forma a profecia bíblica (Mq 5.2). Mas o Messias não apenas nasce em Belém, cidade de Davi, Ele também possui realeza porque é da descendência de Davi, como atesta a sua árvore genealógica (Lc 3.23-38). Mas não era só isso. Lucas também detalha como o anjo de Deus falou da realeza do Messias aos camponeses! Ele é o Salvador, o Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Essas palavras proferidas pelo anjo, além de mostrar a realeza do Messias, destacam também a sua divindade. Jesus é Deus feito homem! (Lições CPAD Jovens e Adultos »  2015 » 1º Trim.)
 A ação dos anjos durante o ministério de Jesus.
1 - O anjo Gabriel anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista (Lc 1.18,19)
2 - O anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus a Maria (Lc 1.26-31)
3 - Os anjos assistiram a Jesus durante todo o seu ministério terreno:
     - na tentação do deserto,
     - na agonia do Getsêmani,
     - na sua ressurreição
     - na ascensão ao céu (Mc 1.13; Lc 22.43; Mt 28.2-6; At 1.10).



3. JÚBILO DE JESUS E DE SEUS DISCÍPULOS  
O Evangelho de Lucas é um convite para desfrutarmos e expressarmos a alegria pelos maravilhosos atos redentores de Deus.

3.1  A Alegria presente na Divindade. 
Já comentamos na lição passada sobre o texto de Lucas 10.21 que registra Jesus se alegrando no Espírito Santo. Quando do batismo de Jesus, o Pai também expressou alegria - Lucas 3.22 - "Tu és o meu filho querido e me dás muita alegria" (NTLH). O texto de Hebreus 1.8-9 registra que Jesus foi ungido com óleo de alegria.
A realidade da alegria e do sofrimento é um tema bem presente no Novo Testamento. "Em suas palavras de despedida - em um momento de muita tristeza - Jesus promete aos discípulos: "Tenho lhes dito estas palavras para que minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa" (Jo 15.11; 17.13). Cristo comunica aos filhos de Deus a sua alegria por meio do Espírito Santo. Se Cristo fosse indiferente ou triste, a eternidade não passaria de um longo suspiro. Porém não é assim. As palavras de boa-vindas que Jesus tem preparado para os seus são estas: "Muito bom, servo bom e fiel! [...] Venha e participe da alegria do seu senhor" (Mt 25.21)" (Revista Ultimato, edição 332)

3.2  Júbilo de Deus pelo pecador arrependido. 
Lucas enfatiza a alegria de Deus pelos pecadores que se arrependem (Lc 15.1-32).
“Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc 15.7). 
 A alegria da salvação.
Se por um lado o pecador encontra paz na salvação outorgada pelo Senhor, (Sl 51.12). Ao terminar de contar cada uma das duas parábolas (ovelha perdida e dracma perdida), Jesus disse que, da mesma forma, "há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" (Lc 15.10). 

3.3  Júbilo no cumprimento da missão.
Quanto à obra da redenção, os discípulos participam evangelizando e fazendo novos discípulos. Os pecadores só podem arrepender-se de seus pecados ao ouvir as boas novas do Evangelho. Jesus preparou doze e os enviou. Depois enviou mais setenta discípulos para evangelizar os termos de Israel. Lucas registra que o Senhor designou e mandou-os e depois diz que "voltaram os setenta com grande alegria”(Lc 10.1,17)
Os setenta discípulos receberam poder em nome de Jesus para pregar a mensagem do Reino de Deus com graça (vv.9,10; Mt 10.1,8). Quando voltaram da missão, os evangelistas, maravilhados e surpreendidos, diziam: "Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam" (v.17). Mas naquele momento Jesus falou-lhes de uma realidade que eles não compreendiam: aquele poder era para confirmar a Palavra do Reino, não a palavra do homem. O verdadeiro significado de desfrutar da alegria no Espírito não é primeiramente ver milagres, mas saber que através da exposição do Evangelho de poder temos os nossos nomes escritos nos céus (v.20).
Obs. Jesus foi bem claro:

Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus". Lucas 10:20



CONCLUSÃO
Vimos que o livro de Lucas é marcado pela alegria. Nele encontramos alegria de Deus, dos anjos, homens e mulheres do passado. É claro que não há como narrar fatos alegres sem expressões que o demonstrem. Porém, o mais tocante é perceber a alegria de Deus por Sua obra reconciliadora no homem.



QUESTIONÁRIO

1. O que o Evangelho de Jesus traz consigo ?
R.: Alegria e exultação firme e crescente (Lc 2.10; 15.32).

2. O que Simeão fez ao reconhecer Jesus como o Messias a ele prometido ?
R.: Louvou a Deus (Lc 2.28).

3. O que era a saudação do anjo a Maria ?
R.: Um convite para ela se alegrar (Lc 1.28).

4. O que vemos em Lucas 10.21 ?
R.: Jesus se alegrando no Espírito Santo (Lc 10.21)

5. O que o texto de Hebreus 1.8,9 registra ?
R.: Que Jesus foi ungido com óleo de alegria (Hb 1.8-9).



BIBLIOGRAFIA

[1] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Bíblia do Culto - Editora Betel
Revista EBD Betel Dominical Professor - 3 trimestre 2019, ano 29, número 112 - Editora Betel


                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
    
   







                                                                                                                                                                              
[     

Olá Estimado Professor, segue abaixo o material de apoio que encontrei para acrescentar algo mais na sua preparação de Plano Aula.

                                                                                                                                                                              


16 comentários:

  1. Quando despreendermos definitivamente de elementos externos, como por exemplo; entretenimento, para se alegrar; Ao ouvir as Boas Novas, passaremos a sentir na alma a verdadeira alegria que vem do Espirto Santo, porque uma mexe só o esqueleto, sendo que a outra nos fará saltar para a vida eterna, mesmo que tudo pareça que está tudo fora do lugar, esta alegria nos fazer focar em Deus e seu Reino, entendo agora a importância quando Davi disse no Salmo 51: 11,12; Não retire de mim o teu Espirto Santo, e torna a dar- me a alegria da Salvação. Só o fato de saber que Jesus nos deu uma chance para fazer parte do seu reino, nos tirando das trevas, e nos trazendo para sua maravilhosa luz, isto nos instiga a sentir fluir dentro de nosso ser, uma fonte de água viva que nos fará saltar para vida eterna, tirando-nos de um mundo que tornará absoleto, e nos colocando-nos num mundo absoluto, na qual as mazelas da vida, nunca mais tirará nossa alegria, Porque Deus sempre, não só será a nossa alegria, como também estarás conosco todos os dias de eternidade a eternidade. Oh! Glória! Filipenses 4: 4 a 13.

    ResponderExcluir
  2. "se desprendemos definitivamente dos elementos externos..." , passou batido, não?

    Diversas denominações propõe exatamente diversões e alívios momentâneos, falsas alegrias.
    Um evangelho "legal". Se a minha alegria vem do Senhor, virá através de exortação, correção diária, ensino da palavra, prazer no evangelismo de rua, trabalho, na oração de renovo, ajudar ao próximo nas necessidades, e entendimento claro das Escrituras.

    Enquanto houver mensagens de ego, músicas de auditório na igreja, passatempo de acampamentos ditos refúgio espiritual mas que só entreterem, triunfalismo nas palavras, PÉSSIMO ENTENDIMENTO E INTERPRETAÇÃO DO QUE É PROVAÇÃO SOFRIMENTO NA VIDA DO CRISTÃO E ETERNIDADE, nos destraíremos-nos e religiosos sairemos todo ano da igreja com a sensação prévia de alegria...

    ResponderExcluir
  3. Enquanto seu plano de saúde for melhor que a confiança em Deus, sua alegria não é no Senhor,tá na igreja brincando de sorrir e chorar em culto de louvor de domingo,
    enquanto sua avareza e ganância te impedir de ajudar alguém na igreja em prol de ter um veículo novo, sua alegria não é no Senhor,
    Enquanto vc VIVER NO PECADO, sua alegria será superficial.

    ResponderExcluir
  4. O verdadeiro Cristão tem prazer em estar sempre ao lado de Deus quando ouve a Palavra de Deus, e também em sentir o ambiente celeste em sua casa espiritual, e provar as conquistas desta vida, pela graça de Deus, por meio do consolador enviado por Cristo na terra, que é o Espírito Danto, e digo que nenhum entretenimento não atingirá este apogeu glorioso que veio para nos diretamente dos tesouros de Deus. Salmo 135:7 João 3: 8. JFA. Oh! Glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson meu caro, V.Sª acertou na mosca. Impossível ter o consolador e não provar da alegria advinda do Senhor, seja quis forem as circunstâncias. Coclui-se que a alegria oferecida pelo mundo é inconsistente e proveniente do malígno.

      Portanto, cuidado ao passar uma provação não se envolver num "tire umas férias, vc relaxa, tá precisando" (o fato de ser legítimo uma férias, não pode atrapalhar uma bem aventurança que produz santificação)

      Excluir
  5. O verdadeiro Cristão tem prazer em estar sempre ao lado de Deus quando ouve a Palavra de Deus, e também em sentir o ambiente celeste em sua casa espiritual, e provar as conquistas desta vida, pela graça de Deus, por meio do consolador enviado por Cristo na terra, que é o Espírito Santo, e digo que nenhum entretenimento não atingirá este apogeu glorioso que veio para nós diretamente dos tesouros de Deus. Salmo 135:7 João 3: 8. JFA. Oh! Glória!

    ResponderExcluir
  6. A alegria que vem do Senhor produz força em nós, para irmos alem de nossas perspectivas com intenção de atrair a Glória sobre a terra. Contudo o fruto do Espirito Santo é para produzir vida e abundância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outras palavras, o "em tudo dai Graças" são genuinamente declarados quando se uma alegria verdadeira

      Excluir
  7. Atenção senhores! Quem tem o consolador não sente vontade de se matar, é alegre na tribulação e não murmura nos dias maus. O irônico é que este capítulo refuta a revista da enfermidade da alma ministrada trimestre anterior. Essa Revista é uma benção!

    ResponderExcluir
  8. A paz do senhor Jesus Cristo. Este material é um patrimônio bíblico de muita qualidade. Obrigado equipe. Parabéns e que Deus abençoe vocês. Deus no comando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. A Equipe agradece, visite também nosso outro BLOG da Revista CPAD também é uma benção : bereanos-na-ebd.blogspot.com

      Excluir
    2. Qual o nome do outro site da CPAD ?

      Excluir
  9. E muito bom fala de jesus está com Jesus
    E está lição agente já estuda ela com a alegria
    Estou muito feliz pois estava precisando desse resgate (alegria)
    Amém Lucas 2:10

    ResponderExcluir
  10. muito bom fala de jesus por que quando mais falamos dele da mais alegria nosso coração?

    ResponderExcluir
  11. Deus falou grandimente conosco nessa manhã

    ResponderExcluir
  12. A Paz do Senhor Jesus a todos , fico maravilhado a cada aula , a cada tópico mencionado , que benção , Deus os abençoe

    ResponderExcluir