quarta-feira, 20 de março de 2019

Lição 12 - Conhecendo e Lidando com os Transtornos Alimentares

Aula presencial dia 24 de Março de 2019 

Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  
Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e 
adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 


Hinos sugeridos para essa Aula

200 - O Bondoso Amigo

324 - Jesus, O Melhor Amigo

 328 - O Pão da Vida










                                       

Lição 12 - Conhecendo e Lidando com os transtornos Alimentares
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus". (1 Coríntios 6.20).
Leia também:
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 Jo v.2).



Verdade Aplicada
O cuidado exagerado com a aparência pode nos afastar de Deus e nos levar à morte.



Objetivos da Lição
1 - Ensinar o que é a Anorexia Nervosa;
2 - Mostrar os sintomas da Bulimia Nervosa;
3 - Explicar como lidar com os Transtornos Alimentares.



Motivo de Oração
Ore para muitos encontrem a Jesus e reconheçam-no como seu melhor amigo. 





1 Coríntios 3.16,17,31-33
16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
17 - Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
31 - Portanto, quer comais quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
32 - Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
33 - Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. 



INTRODUÇÃO
Abordaremos a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa que são Transtornos Alimentares mais conhecidos e comuns.



1. O QUE É ANOREXIA NERVOSA?
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida do seu corpo. Este distúrbio é caracterizado pelo medo que o indivíduo tem de ganhar peso, passando a viver uma vida focada na restrição à ingestão de alimentos. Este transtorno pode levar a graves consequências físicas e emocionais.
Mulheres são mais atingidas pela anorexia nervosa, um dos transtornos psiquiátricos com maior índice de mortalidade.
Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal e que pode provocar problemas físicos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se enxerga obesa. Com medo de engordar ainda mais, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos.
Fonte: (https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/anorexia-nervosa/)

1.1 Anorexia, Enfermidade da Alma.
A anorexia é uma doença, a qual classificamos como enfermidade da
alma, por estar ligada às questões emocionais.
Comente que alimentar-se de forma saudável é cuidar do templo do Espírito Santo:
A Palavra de Deus afirma que o nosso “corpo é templo do Espírito Santo” (1 Co 6.19). Logo, ele não nos pertence. Precisamos cuidar dele com muito zelo e equilíbrio. Como crente em Jesus Cristo, você tem procurado viver de modo equilibrado? Tem procurado realizar uma alimentação saudável? Se alguém viver em um edifício de propriedade de outra pessoa, procurará violar as regras do edifício? Como seu Criador, Deus nos concedeu uma espécie de “manual do fabricante”, que é a Sua Palavra.( Lições CPAD Jovens e Adultos » 2007 » 2º Trimestre)

O cuidado com o corpo é algo necessário para se ter uma melhor qualidade de vida. Exercícios físicos regulares, alimentação adequada, consultas médicas regulares e acompanhamento profissional devem fazer parte da vida, pois quando aceitamos a Cristo nosso corpo passa a ser templo do Espírito (ICo 6.19) e cabe a nós cuidar da morada de Deus (Ef 2.22). A atenção com a mudança de comportamento deve ocorrer quando o cuidado com a aparência toma caminhos perigosos, que podem afetar a saúde.(Revista do professor)

1.2  Observando a Aneroxia de perto.                     
Quando percebermos que algum de nossos irmãos está sofrendo com perturbações em relação ao seu peso e estética corporal, não levando em conta os riscos à saúde causados pelo baixo peso, devemos tentar nos aproximar para observar de perto se o mesmo está vivendo um processo de anorexia. É necessário informá-lo que existem tabelas médicas que levam em conta fatores como idade, altura e atividades laborais, que exigem determinadas quantidades de calorias a serem ingeridas.
Para verificar se uma pessoa esta com peso abaixo do normal você pode utilizar o calculo do índice de massa corporal (IMC). Quando um cristão mantém o seu índice de massa corporal em um padrão considerado ideal,ele está cuidando do templo do Espírito Santo.

                                   Fonte: http://m.calculoimc.com.br/tabela-de-imc/

Obs. Esta tabela é uma referência, pois existem outros fatores relevantes no calculo de IMC a serem considerados, como, a idade, o sexo, todavia como referência é muito útil.
Por exemplo:
Uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo:
1- Altura multiplicada por ela mesma: 1,70 x 1,70 = 2,89
2- Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,22
3- Logo, essa pessoa tem IMC de 24. ( peso normal)

Abaixo do peso
Estar abaixo do peso é uma condição em que a pessoa pesa menos do que é considerado adequado para aquela altura, idade e sexo. Uma pessoa nestas condições pode estar com alguma doença que a está emagrecendo ou sua nutrição não está boa o suficiente. Normalmente estas pessoas podem ter deficiências de nutrientes como vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras ou sob o risco de estar com anorexia.
(https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/32159-imc)

1.3  Observando Comportamentos.



Os sintomas acima sugerem a instalação da enfermidade.
O diagnóstico deverá ser feito por uma equipe de especialistas, já que o distúrbio envolve diversas áreas, pois vai do físico ao mental.
Podemos afirmar que a família possui uma função de grande valor e de
suma importância no tratamento do transtorno alimentar(Revista do professor).
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1 Tm 5.8). 
Obs. Ter cuidado da família envolve todas as áreas (espiritual, emocional, física e social), esse cuidado inicia-se na gestação. Ver comentário abaixo:
Alimentação, saúde e educação digna. Da concepção ao parto, o novo ser precisa ser bem alimentado, de modo a não desenvolver-se com deficiências orgânicas que ocasionam danos por toda a vida. Se um casal gera um filho doente, por subnutrição, ou doença da mãe, vai fazê-lo sofrer. Filhos mal educados tendem a se converter em pessoas prejudiciais à sociedade e, em escândalo para a igreja do Senhor. Isso não glorifica a Deus. Em 1 Timóteo 5.8, lemos: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1 Tm 5.8). Esse cuidado tem seu começo na gestação. 
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2002 » 3º Trim.)



2.  O QUE É A BULIMIA NERVOSA ? 
A Bulimia é um distúrbio alimentar, o indivíduo perde o controle em relação à ingestão de alimentos. (

2.1  A Bulimia e a Compulsão Alimentar.
A bulimia é caracterizada por episódios recorrentes de compulsão alimentar. Uma pessoa que em um período de pelo menos duas horas ingira uma quantidade de alimentos acima do normal para este período, com sensação de falta de controle sobre a ingestão, não conseguindo parar de comer ou controlar a quantidade de comida, e que passe a desenvolver comportamentos compensatórios, a fim de impedir o ganho de peso, como vômito auto-induzidos, uso indevido de laxantes e diuréticos, exercícios em excesso e jejum, poderá estar vivendo com esta enfermidade.  Nota: Se possível assista o vídeo abaixo :

                                               Sintomas da Bulimia Nervosa
                                                Dr. Drauzio Varella (1 Minuto)

Este vídeo também é interessante aprox. 3 minutos :
Clicar Aqui - Jovens mulheres são principais vítimas de bulimia e anorexia nervosa


2.2  Como Avaliar ?
Quando os episódios de compulsão alimentar e os compensatórios ocorrem, no mínimo uma vez por semana e no período de três meses, a situação deve ser avaliada cuidadosamente. A auto-avaliação em relação ao corpo feita de maneira indevida, levando em conta o peso e a forma, pode ser vista como um desajuste provocado pela bulimia. Nestes casos, a orientação de um profissional é indispensável.
Além do acompanhamento profissional também:
[...] o ambiente na igreja deve proporcionar oportunidade de reflexão, cuidado mútuo, informações e esclarecimentos sobre o ser humano no sentido integral (espiritual, emocional, físico, social) - (Rm 15.7; Cl 3.16).
(Revista do professor)
Por isso acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para promoverdes a glória de Deus.(Rm 15:7)

2.3  Avaliando a Gravidade.
A gravidade da bulimia será avaliada de acordo com a quantidade de episódios compensatórios inapropriados (vômito auto-induzidos, ingestão de medicamentos) ocorridos em uma semana. Por se tratar de um distúrbio alimentar com muitos fatores envolvidos, somente um profissional poderá determinar o nível de gravidade.
[...] O tratamento das complicações deve ser realizado concomitante ao acompanhamento psicoterápico e nutricional, necessitando de uma equipe multidisciplinar para o manuseio mais adequado e satisfatório dessas condições clínica (Revista do professor)



3. Transtornos Alimentares: Como Lidar



3.1 Vários Estudos Realizados.
Os transtornos alimentares têm sido amplamente estudados. Alguns estudiosos os associam a síndromes vinculadas à cultura de determinadas sociedades. [...] Fatores biológicos, psicológicos e genéticos não são descartados. Porém aspectos sociais e culturais são os mais comuns observados na instalação da enfermidade.
Hoje se sabe que os transtornos alimentares acometem diferentes classes sociais e variadas regiões culturais, porém há algumas décadas a literatura descrevia que os indivíduos acometidos por transtornos alimentares eram, quase em sua totalidade, meninas ocidentais, de raça branca e pertencente a uma classe socioeconômica alta. Apesar de ser inquestionável que os índices de anorexia nervosa e bulimia nervosa vêm crescendo de forma alarmante entre estas adolescentes, hoje tais enfermidades parecem se estender sobre os limites de raça, sexo ou cor. Um exemplo desta afirmação é o Japão, onde antes da ocidentalização tais transtornos praticamente inexistiam e atualmente são muito frequentes (Hercovici & Bay, 1997).
(Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 3, p. 575-582, jul./set. 2010)
 http://www.scielo.br/pdf/pe/v15n3/v15n3a15.pdf (visitado em 18/03/2019)

3.2  O Perigo das Pressões Culturais.


Diante do desafio de viver neste mundo em meio a muitos aspectos culturais em desarmonia com a Palavra de Deus, no que tange ao corpo, o discípulo de Cristo tem na doutrina da mordomia do corpo o contraponto às pressões da cultura vigente, [...]

"Os pecados contra o corpo
1. Pode o corpo pecar? Não! O corpo por si mesmo não tem poder algum. Porém, há uma lei que opera sob a força do pecado adâmico em todos os homens. Essa é a lei do pecado, que opera sobre os membros do corpo para pecar (Rm 6.6-23). Deus estabeleceu leis físicas para a mordomia do corpo. Essas leis físicas governam o universo e a vida física de cada pessoa. Porém, essas leis não governam isoladamente no corpo. Elas são regidas por leis superiores da alma e do espírito, e são denominadas de instintos naturais. Esses instintos são os impulsos naturais colocados pelo Criador no ser humano, capacitando-o para originar e preservar a vida natural. São os impulsos de alta preservação, de aquisição, de fome e sede, de procriação e de domínio ou posse.
2. Que significa pecar contra o corpo? Significa transgredir as leis que regem o funcionamento normal (1 Jo 3.4). O pecado manifesta-se no corpo através das cinco faculdades (ou sentidos físicos): a visão, audição, olfato, paladar e tato. Essas faculdades do corpo são distintas umas das outras, e exercem funções sob comando da alma e do espírito. Nenhum desses sentidos possui poderes morais ou espirituais. Esses instintos se expressam mediante o poder da alma racional do homem [...]".
(CABRAL, E. Mordomia cristã. RJ: CPAD, 2003, p.60.)

3.3  Tratando com Equilibrio.


A comunhão com a igreja é fundamental para que o tratamento seja menos doloroso, pois a convivência com pessoas que entendem o problema e reconhecem que devem suportar os fracos é essencial (Rm 15.1). (Revista do professor)



CONCLUSÃO




QUESTIONÁRIO
1. O que nos revela o ensino bíblico ?
R.: O propósito de Deus de que cada discípulo de Cristo chegue à estatura de varão perfeito (Ef 4.13).

2 . Ao escrever a Gaio,  o que o apóstolo João nos mostra ?
R.: Que uma alma saudável sugere uma boa saúde (3 Jo 1-2).

3. O que a Bíblia nos orienta quanto à autoavaliação ?
R.: Que não devemos ser sábios aos nossos alunos, mas temer ao Senhor (Pv 3.7-8).

4. Quem é a nossa fortaleza ?
R.: Deus (Sl 73.26).

5. Como a Igreja deve apresentar a oração e a Palavra de Deus ?
R.: Como recursos eficazes que se encontram à disposição do discípulo de Cristo (Mt 10.8).



BIBLIOGRAFIA

[1] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Bíblia do Culto - Editora Betel
Revista EBD Betel Dominical Professor - 1 trimestre 2019, ano 29, número 110 - Editora Betel


                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
   




                                                                                                                                                                              
[     

Estimado Professor, segue abaixo o material de apoio para nossos estudos !

Segue abaixo alguns vídeos interessantes sobre o tema da nossa lição, vamos assistir para ficar bem informado e seguro para a próxima aula presencial no domingo, vamos lá ? 
                                                 

Transtorno Alimentar: 
Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar 
Dr. Eduardo Aratangy
Canal EuVejo


                                                                                                                                                                              


21 comentários:

  1. A paz do Senhor! Que dia estará disponível o slide no formato 16:9?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamenson, a paz do Senhor, acabei de postar o SLIDE no Formato 16:9

      Excluir
  2. A paz do Senhor!
    Completíssimo como sempre...
    Parabéens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Almeida, repasso vosso parabéns para o Pb. Gerson Tomé, que sempre colabora neste Blog comentando as Lições e postando o questionário semanal. Que Deus continue abençoando ricamente o ministério do Pb. Gerson e o vosso também irmão Almeida, Deus abençoe pelas palavras de incentivo.

      Excluir
  3. Sempre que posso me pauto pelas informações aqui, que por sinal é de grande valia. Que Deus continue abençoando os responsáveis pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. A Paz do SENHOR,e possível disponibilizar a revista do aluno, pois eu tenho baixa visão e só conseguo ler a revista no tablet?
    Essas que vcs disponibilizam faltam muito textos e as vezes alguns são substituídos por imagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Ronaldo, infelizmente não podemos disponibilizar as lições das revistas de forma digitalizada completa, devido a Lei de direitos autorais.

      Excluir
  5. Glória a Deus pela sua vida que o bom Deus continue te iluminando e abençoando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que Deus continue abençoando vosso ministério.

      Excluir
  6. Bom dia, paz do Senhor a todos, vamos que vamos pra mais uma aula, nunca sabendo tudo e sempre aprendendo um pouco, que Deus possa abençoar a todos, dando sabedoria e discernimento espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai, estamos finalizando o trimestre, novo tema vem ai, agora TEOLÓGICO e vamos nos aprofundar na Palavras de Deus.

      Excluir
  7. Parabéns o site e muito bom e diversificado.

    ResponderExcluir
  8. Deus abençoe por esse blog, abençoado!!!

    ResponderExcluir
  9. Amém A Paz do senhor muito edificante está lição

    ResponderExcluir