terça-feira, 5 de março de 2019

Lição 10 – Como Ajudar os que Sofrem com o Narcisismo

Aula presencial dia 10 de Março de 2019 

Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  
Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e 
adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 


Hinos sugeridos para essa Aula

124 - Adoração

154 - Doce Nome de Jesus

 545 - Porque Ele Vive











Lição 10 - Como Ajudar os que Sofrem com o Narcisismo 


Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo.

O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco. Mas Narciso rejeitou esse amor e por isso foi condenado a apaixonar-se pela sua própria imagem refletida na água. Narciso acabou cometendo suicídio por afogamento.
(https://www.significados.com.br/narcisismo/)

Foto: Narciso (1590), pintura de Caravaggio, Galleria d'Arte Antica, Roma.




Texto Áureo
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Fp 2.3)
O foco no outro como em si mesmo. Vivemos numa sociedade tão individualista que é comum ouvirmos jargões como este: “Cada um por si e Deus por todos”. Mas o ensinamento paulino desconstrói tal ideia. O apóstolo convoca os crentes de Filipos a buscar um estilo de vida oposto ao egoísmo e ao sectarismo dos inimigos da cruz de Cristo (2.3). No lugar da prepotência, deve haver humildade; no lugar da autossuficiência, temos de considerar os outros superiores a nós mesmos.
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2013 » 3º Trim)



Verdade Aplicada
No enfrentamento da tendência egocentrista do ser humano, é importante conhecermos o que a Palavra de Deus revela sobre a origem do ser humano, sua condição e o plano divino de redenção.
Professor seria interessante aproveitar a verdade aplicada para mostrar a diferença entre narcisismo e egocentrismo:
O que é Narcisista:
Pessoa que tem propensão ao narcisismo, que nutre amor excessivo a si mesmo, a sua imagem.
O que é Egocêntrico:
Indivíduo que acredita que tudo deve caminhar a seu favor, por achar que é o único a merecer; sem se preocupar com o seu semelhante.
(https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/narcisista/egocentrico/)



Objetivos da Lição
1 - Mostrar o que é o TPN;
2 - Ensinar como conviver com o TPN;
3 - Apresentar os traços do TPN



Motivo de Oração
Ore para que os cristãos sejam conscientes de suas ações, a fim de que Jesus seja glorificado.




2 Timóteo 3.1-5
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
- Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
- Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites
do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta



ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1 – TPN e seus Sintomas
2 – Convivendo com o TPN
3 – Observando traços de Narcisismo
Conclusão



INTRODUÇÃO





1. TPN E SEUS SINTOMAS


1.1 Fatores que levam ao TPN.

A primeira observação a ser feita no TPN é que este transtorno é mais comum em homens. A sua origem é desconhecida, mas pesquisadores entendem que uma combinação de fatores ambientais, associados a componentes genéticos, sejam os principais causadores do aparecimento da enfermidade.
E importante aproveitar este estudo para enfatizar a necessidade de não confundirmos "amantes de si mesmos" com 'Amarás... como a ti mesmo" (Mt 22.39). Russell Shedd comentou: "É fato conhecido da psicologia, que quem não valoriza a si mesmo não pode valorizar ao seu próximo. Mas esse amor a nós mesmos pode ser egoísta; por isso devemos negar-nos a nós mesmos para podermos ser amados (Mc 8.34)(Revista do professor)

1.2  Humildade uma Arma contra a TPN.                     
Portadores de TPN buscam para si adoração. Exageram ao apresentarem suas conquistas e talentos. Esperam serem admirados e reconhecidos, mesmo que tais conquistas e talentos não sejam tão importantes.
A perda da humildade. Jesus é o nosso exemplo perfeito de humildade (Jo 13.1-20; Fp 2.5-8). O Mestre não buscava a glória deste mundo. Se fosse preciso, ia para o deserto ou até para outra cidade, a fim de fugir da glória passageira deste século (Mc 1.45).
Muitos são os que permitiram o orgulho tomar conta de seus corações. Eles se esquecem de que tudo neste mundo é efêmero: riqueza, fama e poder. A mensagem e o estilo de vida de Jesus eram simples. Por conseguinte, quando o crente perde a simplicidade cristã torna-se orgulhoso e insuportável inclusive para o próprio Deus. Vigiemos para que jamais venhamos a perder a humildade, pois a “soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Pv 29.23).(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2013 » 3º Trim)
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
(
Mateus 11:29)

1.3  O Engano do Orgulho.



O orgulho talvez seja a maior forma de expressão deste transtorno, mas, se olharmos para a Palavra, descobriremos que em nada podemos ser orgulhosos e se assim pensamos estamos nos enganando (Gl 6.3).


O narcisista se sente autossuficiente e não vê em sua condição a necessidade de ajuda de alguém.Quando descobre que está vivendo com um comportamento difuso em relação à realidade, pensa que irá conseguir controlá-lo, sair sozinho do problema ou então aceitar viver com ele, mesmo que cause prejuízo a si próprio ou aos que estão próximos dele[...] O narcisista esquece que só podemos nos gloriar no Senhor (2Co 10.17) (Revista do professor)
"Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz. Pois a pessoa só é aprovada quando o Senhor a aprova e não quando é aprovada por si mesma." (2Co 10.17-18)
A malignidade do orgulho das presunções (Tg 4.16b). A gravidade da presunção e da arrogância humana pode ser comprovada na segunda parte do versículo dezesseis: “toda glória tal como esta é maligna”. O livro de Ezequiel conta-nos a história do rei de Tiro. Ali, a malignidade, a arrogância e o orgulho humano levaram um poderoso rei a perder tudo o que tinha. Ele era poderoso em sabedoria e entendimento, acumulando para si riquezas e poder. Mas seu coração tornou-se arrogante, enchendo o interior de violência, iniquidades, injustiças do comércio e profanação dos santuários (Ez 28.4,5,16,18). Em pouco tempo o seu fabuloso império desmoronou. Não há ser humano no mundo que resista às tentações da arrogância, do poder e do orgulho. Triste é o final de quem se entrega à malignidade do orgulho das presunções humanas. (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2014 » 3º Trim).



2.  CONVIVENDO COM A TPN 


A convivência com o transtorno dificulta o indivíduo de enxergar que é uma simples criatura de Deus e que por isso deve exercer a humildade,  pois somos possuidores de uma natureza e só em Jesus Cristo conseguimos vencê-la

2.1  A Dificuldade de Convivência.


Note que ambos estavam no templo, porem um foi aceito por Deus e o outro rejeitado. Pergunte para a classe:
1- E possível haver portadores de narcisismo na igreja (local)?
R: Espera-se que a reposta seja sim, sabemos que existe
2- É possível alguém regenerado (nasceu de novo), ser portador de narcisismo?
R: Sabemos que aquele que nasce de novo é uma nova criatura guiada inteiramente pelo espírito santo. O que precisa ficar bem claro é que o novo nascimento é o inicio de um processo que vai se consolidando,ou seja, amadurecendo a cada dia que estamos em comunhão com o Senhor ,através da oração da meditação da palavra,do jejum etc.
Não podemos negar que a maior incidência de narcisismo se encontra na liderança da igreja (é obvio que não são todos), de onde deveria vir o bom exemplo. Portanto ensine para seus alunos que eles “nasceram de novo”,que são dependentes de Deus e precisam estar inteiramente debaixo da misericórdia de Deus conforme o exemplo da parábola mencionada em Lucas 18,caso contrario continuarão surgindo na igreja pessoas que se consideram representantes de Deus, ou se consideram como deuses...
O texto abaixo nos auxilia na compreensão deste assunto, vejam:
“Quando correspondemos ao chamado divino e ao convite do Espírito e da Palavra, Deus realiza atos soberanos que nos introduzem na família de seu Reino: regenera os que estão mortos nos seus delitos e pecados; justifica os que estão condenados diante de um Deus santo e adota os filhos do inimigo. Embora estes atos ocorram simultaneamente naquele que crê, é possível examiná-los separadamente.
A regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior. O substantivo grego (palingenesia) traduzido por ‘regeneração’ aparece apenas duas vezes no Novo Testamento. Mateus 19.28 emprega-o com referência aos tempos do fim. Somente em Tito 3.5 se refere à renovação espiritual do indivíduo. Embora o Antigo Testamento tenha em vista a nação de Israel, a Bíblia emprega várias figuras de linguagem para descrever o que acontece.
O Novo Testamento apresenta a figura do ser criado de novo (2 Co 5.1 7) e da renovação (Tt 3.5), porém a mais comum é a de ‘nascer’ (gr. gennaō, ‘gerar’ ou ‘dar à luz’).
[...] Nascer de novo diz respeito a uma transformação radical. Mas ainda se faz mister um processo de amadurecimento. A regeneração é o início do nosso crescimento no conhecimento de Deus, na nossa experiência de Cristo e do Espírito e no nosso caráter moral”
(HORTON, S. M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1.ed., RJ: CPAD, 1996, pp.371-2).
Orações egoístas (Tg 4.3). O apóstolo Tiago afirma que pedidos egoístas, que visam interesses próprios, não são respondidos pelo Senhor. Eles estão fora da vontade divina, pois contrariam o desejo dEle de que seus filhos sejam altruístas. Na verdade, tais pedidos refletem uma natureza ainda não regenerada, pois o coração daquele que foi transformado por Deus pensa primeiro no próximo. Após conhecer o Senhor mais profundamente, Jó intercedeu por seus amigos (Jo 42.10). Experimente orar mais pelos outros do que por si mesmo.
Orações hipócritas (Mt 6.5,6). Algumas pessoas pensam que podem enganar a Deus com uma aparência de piedade, fingindo ser espiritual, um “homem” ou “mulher de oração”. Esquecem-se de que Deus é o maior conhecedor das motivações humanas. Jesus por diversas vezes reprovou o comportamento hipócrita e mentiroso. O Senhor ama a verdade e a sinceridade. É melhor ser sincero como um publicano, carente da misericórdia de Deus, do que um fariseu, cheio de justiça própria, pois aquele teve sua oração atendida e este não (Lc 18.9-14).
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2010 » 4º Trim.)

2.2  A Arrogância comum ao narcisismo.
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Pv 16.18).
O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.(Pv 8.13)
Um dos comportamentos comuns observados no narcisista é a arrogância. Quando se refere a alguém ou a algo feito por outro, sempre o faz com desprezo e pouco caso. Vê o outro como inferior, esquecendo-se da graça de Deus.
O portador do TPN age com postura passiva agressiva, limitando o espaço de ação e fechando portas das quais tenha o controle, devido a sua posição de atuação.

 (Revista do professor)

Injustiça e arrogância. A insensatez e a arrogância são categorias morais que aparecem associadas à prática da injustiça. Nenhum arrogante agirá com humildade e tampouco o injusto procederá com justiça. O arrogante possui uma escala de valores distorcida e não se dá conta dos malefícios das suas ações. O pior é que ele não possui humildade para reconhecer o fato.
A palavra hebraica para “arrogante” é gabahh, que significa orgulhoso, alto e exaltado. Por outro lado, o termo hebraico traduzido como “humildade” vem da raiz de um vocábulo que significa afligir, oprimir e humilhar. Na prática, a Bíblia nos mostra que quem se sente acima dos outros pode ser tentado a pisá-los, oprimí-los e humilhá-los, e essas são atitudes impensáveis para um servo de Deus.
 (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2013 » 4º Trim)

2.3  Um Explorador de Relações Interpessoais.


Em sua autocrítica, o narcisista enxerga os seus feitos com exagerada importância. A sua autoestima é elevada pelo fato de confiar em seu próprio mérito. A tendência clara de suas escolhas está focada no mundanismo, o que o leva a viver com uma postura soberba e distorcida em relação à realidade.[...]dominado pela soberba decreta sua própria
destruição (Ez 28.17).(Revista do professor)
Acerca destas pessoas a palavra de Deus nos diz:
9 - Aquele que diz que está na luz e aborrece a seu irmão até agora está em trevas.
10 - Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
11 - Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.( 1 João 2.9-11).
Na Igreja. Falar sobre maldades dentro da igreja pode parecer desnecessário, mas infelizmente não o é. Em nossos rebanhos, não faltam lobos em pele de ovelha e joio em meio ao trigo. Há muitos que, em nome de Deus, planejam o mal, ensinam heresias e profetizam mentiras, trazendo dissensões, rebeliões e escândalos entre os santos (Mt 7.21-23; 2 Pe 2.1).
A maldade tem minado a fé de muitos. Quantas pessoas, alvos de calúnias e deslealdades, não se acham desviadas do caminho do Senhor? A Palavra de Deus diz que de seis coisas odiadas pelo Senhor, a sétima Ele abomina: semear contendas entre os irmãos (Pv 6.16-19). Mesmo que você esteja padecendo perseguições por parte dos falsos irmãos, prossiga fielmente, pois o Senhor reservou-lhe uma grande recompensa (2 Tm 3.12; Gl 2.4; 6.9; 1 Pe 5.4; Ap 2.10). Converse com o seu pastor; ele saberá como ajudá-lo.
Quando o tal “irmão” não é o próprio pastor do rebanho, fica mais fácil, pois teremos o aconselhamento do nosso líder. Vivemos dias tão difíceis,como nunca vistos anteriormente,onde comportamento narcisistas vindo de pessoas que deveriam ser exemplos de fé e conduta estão matando muitos irmãos,também tem destruído famílias inteiras, ministérios,etc.
Todo aquele que pratica a iniqüidade será julgado e condenado por Deus. Infelizmente, muitos dos que afirmam servir ao Senhor praticam a maldade e, depois, hipocritamente, escondem-se atrás das máscaras da mansuetude e da humildade. Mas o Todo-Poderoso não se deixa enganar pelas aparências. No devido tempo, conforme a parábola do joio e do trigo, arrancá-los-á e os lançará no lago de fogo.
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2012 » 3º Trim.)


3. Observando Traços de Narcisismo
O Transtorno de Personalidade Narcisista pode ser observado já

na adolescência, mas o diagnóstico preciso só será confirmado quando se apresentar na vida adulta.

3.1 O Perigo da Síndrome do Herói.
Entre os adolescentes. O fato de não aceitar ser confrontado associado ao sintoma da indestrutibilidade, promovido pela síndrome do super-herói, pode levar adolescentes com sintomas de TPN a tomar atitudes que
possam colocar em risco a sua vida.
Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. (Provérbios 25:28)
Dominando a si próprio (Pv 25.28). Sentir raiva, inveja, ciúmes entre outros sentimentos que afetam a vida psicossocial do homem, embora não desejável, faz parte da vida humana e da aprendizagem afetiva a qual o homem está trilhando e são descritos na Bíblia como pecado. Todavia, é necessário dominar e refrear tais sentimentos e impulsos. Caim (Gn 4.8-15), Saul (1Sm 18.7-15) e Sansão (Jz 14-16) são exemplos de pessoas que se deixaram levar por sentimentos que destruíram suas vidas. Leia a recomendação de Deus a Caim (Gn 4.7).
 (Lições CPAD Jovens » 2015 » 4º Trim.)

3.2  Tratando o Narcisismo.
Geralmente os transtornos de personalidade não têm cura. Entretanto, o TPN, assim como os outros, pode ser trado com psicoterapia. Neste tipo de transtorno o uso de medicamentos, na maioria dos casos, não é utilizado, [...]
Em muitos casos os transtornos de personalidade passam a ser aceitos como características naturais do indivíduo. Isto pode confundir alguns, levando-os a aceitar tais comportamentos como normais. O narcisista não aceita dialogar, sempre age tentando impor suas ideias e pensamentos.(Revista do professor)
Segundo o Pr. Alexandre Claudino Coelho (CPAD, 2015), Uma das maiores virtudes do Evangelho é a transformação de pessoas. Essa transformação ocorre de dentro para fora, e abrange o caráter e os hábitos da pessoa que teve um encontro com Cristo. Isso ocorre por meio do novo nascimento, quando uma pessoa aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor, recebe o perdão dos pecados e passa a ter o Espírito Santo morando dentro de si, guiando seus passos e fazendo-o viver como uma nova pessoa.
A esperança de salvação em Jesus. Não adianta falarmos da doença do pecado sem falar da cura proposta por Deus. Primeiramente, Ele trata a todos os pecadores da mesma forma: “Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Rm 11.32). A boa notícia é que Deus, em sua misericórdia, mostra uma única forma de salvação para todas as pessoas, a saber, o arrependimento dos pecados e a fé no Senhor Jesus Cristo. O pecado por um homem atingiu todos os outros, mas o sacrifício de um único homem resolveu essa herança ruim: “[...] pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Rm 5.19). Portanto, Jesus é o caminho de Deus para a salvação de nossos pecados e a transformação exigida para que tenhamos comunhão com Deus.[...]
Ele nos faz frutificar em toda boa obra. Deus deseja que possamos ser vistos pelo mundo como pessoas transformadas pelo evangelho. Essa “apresentação” pode ser vista na forma como vivemos o evangelho, ou seja, em nosso dia a dia. Mais que nossas palavras, as pessoas veem as nossas atitudes, e avaliam o que o Evangelho faz conosco e o que fazemos com o Evangelho. Por isso, é importante que sempre manifestemos o fruto do Espírito, relatado em Gálatas 5.22,23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (ARA). Lembre-se de que o fruto do Espírito não surge do nada, de um momento para o outro. Ele requer amadurecimento e constante dependência do Espírito Santo, pois só assim o fruto surgirá.  (Lições CPAD Jovens  » 2015 » 1º Trim.)

3.3  Apresentando a Manifestação do Caráter de Deus.
Quando uma pessoa usa o seu corpo a fim de obter satisfação sexual, é uma prova de que o narcisismo invadiu e absorveu totalmente a sua vida sexual. O Criador fez o homem e a mulher para que se completassem
e para tanto designou o corpo do marido para a esposa e da esposa para o marido (ICo 7.4). Cabe à igreja orientar os seus membros sobre
tais comportamentos, para que as suas famílias não sofram com relacionamentos distorcidos.
A masturbação. Há ensinadores que não a consideram pecado de forma alguma. Outros, dizem que é totalmente errado. Outros, ainda, dizem que, se não for por vício, mas por necessidade, torna-se moralmente justificável. De qualquer forma, é pecado, por contrariar o plano de Deus, pois o sexo não deve ser egoísta, mas partilhado com outra pessoa, no âmbito do casamento. A masturbação está sempre associada a fantasias sexuais.  (Lições CPAD Jovens  » 2002 » 3º Trim.)

CONCLUSÃO
O transtorno de Personalidade Narcisista é mais presente do que imaginamos.Devemos pedir a Deus que abra nossos olhos, para que possamos identificá-lo.É quase impossível um narcisista enxergar-se como doente, mas, através da Palavra, da oração e da comunhão, poderemos chegar ao objetivo de levá-lo ao tratamento (Tg 5.16).



QUESTIONÁRIO
1. Se olharmos para a Palavra, o que descobriremos?
R.: Que em nada podemos ser orgulhosos e se assim pensamos estamos nos enganando (Gl 6.3).

2 . O que vemos em Lucas 18?
R.: Um clássico exemplo de narcisismo (Lc 18.11-12).

3. Quem sempre estará acompanhado pelo Senhor?
R.: Os que andam em humildade (Is 57.15).

4. Quem resiste ao soberbo e a Sua graça entrega aos humildes?
R.: Deus (Tg 4.6).

5. O que aliAãa as dores emocionais e sustenta o aflito?
R.: A Palavra de Deus (SI 86.7).



BIBLIOGRAFIA

[1] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Bíblia do Culto - Editora Betel
Revista EBD Betel Dominical Professor - 1 trimestre 2019, ano 29, número 110 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/


                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
   






                                                                                                                                                                              
[     

Estimado Professor, segue abaixo o material de apoio para nossos estudos !

Confesso para os irmãos que não conhecia nada sobre o TPN ou Narcisismo, e ao estudar esta lição, descobri algo impactante : Já tive chefes com Narcisismo, já tive amigos de faculdade e nesses 35 anos de evangélico constatei que já tive até alguns irmãos de igreja que provavelmente tinha ou ainda tem este transtorno terrível.  No trabalho, sempre tinha vaga no departamento, entrava um novo funcionário e saia dois, ninguém suportava o chefe. E na Igreja alguns trabalhos não crescem, só diminuem, porque ninguém suporta conviver com um irmão que tenha TPN principalmente em cargo de liderança (tem medo de perder o cargo ou posição eclesiástica, congela pessoas com mais capacidade teológica ou espiritual que a sua na obra de Deus, não são pessoas democráticas, não aceita opinião, etc.) é algo horrível. O que dizer de uma família que tenha um parente com TPN ? Deve ser um horror, uma tortura. No meu ponto de vista, nem psiquiatra, nem psicanalista cura esta enfermidade, Só Deus é que pode curar e ter paciência com o doente.
Estava lendo tudo sobre TPN na internet, e cheguei num ponto em que algumas pessoas relatavam raiva e ódio da pessoa com narcisismo, pessoas que estavam babando com sede de vingança de alguém que cruzou em seu caminho com esta enfermidade tão terrível.  A pessoa com TPN ganha a antipatia das pessoas, isso é muito ruim para a pessoa com TPN e para quem esta em seu ambiente.
Como Cristãos não devemos vingar de uma pessoa com TPN ou com Narcisismo, mas tentar ajudá-la (mesmo que seja quase impossível essa façanha), jamais tente vingar dessa pessoa, mesmo porque é bem capaz que em meio a vingança, você sofra um desgaste emocional terrível e ainda perca a batalha, eles são terríveis.
Se não conseguir ajudar e nem conviver com uma pessoa com TPN, se ela não fizer parte da sua família, saia do seu caminho, vá para outros horizontes, o "desprezo santo" se é que existe é a melhor alternativa. Ore para o indivíduo, entrega na mão de Deus, e vá para bem longe, vá para outra igreja se necessário, ficar por perto, vai afetar sua vida emocional e espiritual. 

Segue abaixo alguns vídeos interessantes sobre o tema da nossa lição, vamos assistir para ficar bem informado e seguro para a próxima aula presencial no domingo, vamos lá ? 
                                                 

Você é Narcisista ? 
Dr. Marco Antonio Abud Torquato Jr.
Psiquiatra - Canal Saúde da Mente

Sobre Vingar-se de um Narcisista 

De onde surgir o termo Narcisismo ?
Alexandre Simões - Psicanalista

Narcisistas não têm amigos,
apenas fãs que apoiam seu comportamento tóxico.
(colocação completa e interessante)

Narcisimos: doença ou pecado ?
Os pecados silenciosos do Líder
À LUZ DA BÍBLIA
(Palestra interessante IBAVIVA)


                                                                                                                                                                              


23 comentários:

  1. Este assunto da EBD esta muito interessante, qui Deus possa nus dar paciência e sabedoria para lidar com pessoas com TPN! OBRIGADO PELAS AULAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão obrigado por participar, realmente que "Deus possa nos dar paciência e sabedoria" para lidar com pessoas com Narcisismo, só por Deus mesmo, a tendência é que as pessoas se distancie para mais longe possível. É horrível conviver com alguém com TPN, já passei por isso, e saí fora, realmente não dá.

      Excluir
  2. Prf. Eder. conheci esse tema agora também. TPN e posso dizer que já convivi com pessoas narcisista dentro e fora da igreja e realmente não é fácil, por mais humilde que procuramos ser essa pessoa pisa humilha e não está preocupada com o outro. o ego delas e superior a todo mundo, mas não entendia direito porque agiam daquela forma, agora conhecendo esse assunto, se fosse hoje eu saberia lidar com mais facilidade. que trimestre produtivo prof. parabéns que o senhor sempre dê estrategias a vocês para aprendermos a ajudar quem necessita. sou grata a ti Jesus por colocar esse trabalho pedagógico tao rico em nosso caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dca. Dilmar, falou tudo, gostei do seu comentário, vou ser bem sincero, acho que os pastores deveriam passar por um exame psicologico e por psiquiatras antes de ser nomeados para estar a frente de uma Igreja, o que não vem acontecendo, desta forma, fica o presidente da denominação lá no seu gabinete pastoral na igreja sede, e os membros ficam sofrendo nas Igrejas Filiais com uma bucha dessa, num clima dos infernos dentro da igreja, as membros e obreiros de valor se afastam, até os membros antigos não aguentam e vão para outras igrejas e até outras denominações, e assim a igreja vai se acabando ... Esta lição não deveria ficar só na teoria, mas na prática, os doentes da igreja tem que ser tratados, todavia, esses doentes não reconhecem que são doentes, e durma-se com um barulho desses. Misericórdia ! Narcisismo é a doença de Lucifer, nem Deus aguentou e expulsou Lucifer do céu, tamanha era sua Soberba.

      Excluir
  3. PROFESSOR EDER O TITULO DO TÓPICO 3.3 TA DIFERENTE DO DA REVISTA LIÇÃO 10.

    ResponderExcluir
  4. QUERO DIZER PROF. EDER QUE CONVIVI COM PESSOAS DENTRO DA IGREJA COM CARGOS PROVISÓRIOS NO INICIO DA MINHA FÉ, GRAÇAS A DEUS QUE MEUS LIDERES MAIORES QUE PASSARAM E ESTÃO PASSANDO SÃO BENÇÃOS NA MINHA VIDA. NÃO VESTIRAM A CAMISA DE NARCISISTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, porque é quase impossível conviver com um narcisista. Só Deus na causa !

      Excluir
  5. Paz do Senhor JESUS à todos, muito bom este material a explanação vai reforçar e agregar muito a aula de nossa EBD. DEUS abençoe abundantemente sua vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izaias, a Paz do Senhor, estamos contentes em conseguir ajudá-lo. Que Deus continue abençoando vosso ministério.

      Excluir
  6. PROF. Eder, apenas uma sugestão. Se pudesse colocar esses quadros de cada lição no início da semana seria ótimo. Estes quadros enriquecem muito o trabalho do professor na minha visão. Mas pena que só fica disponível, normalmente, na Sexta Feira. Essas aulas que são postadas em vídeo são de grande relevância, mas o tempo fica curto para apreciá-las. Boa Noite a todos na paz do SENHOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reginaldo, a paz do Senhor, vamos adiantar sim as lições, neste sábado vou postar os quadros (slides) da Lição 11, os comentários do Pb. Gérson será postado durante a semana. Aos poucos vamos trabalhar para adiantar as postagens. Grato !!!

      Excluir
  7. Ok Prof. Eder, muito obrigado! Parabéns pelo excelente trabalho desempenhado por vocês no aprimoramento das lições da Betel. Na minha visão são de grande valia para professores da EBD

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor a todos. Irmãos, é importante ressaltar que muitas das características apresentadas em um comportamento narcisista evidencia um transtorno instalado. Devemos nos atentar que essas características estão presentes em todo ser humano. A grande questão é que seria prudente distribuirmos diagnósticos sem capacitação para tal? Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria prudente distribuirmos diagnósticos sem capacitação para tal ?
      É verdade irmão Paulo, apesar da Síndrome do Narcisismo ser a mais fácil de identificar dentre todas as enfermidades da alma que já estudamos, não podemos afirmar que a pessoa tenha o TPN, seria muita ousadia. Mas tem alguns irmãos na Igreja que não dá para conviver junto, as pessoas querem distância dessa pessoa, ninguém se dá com tamanha arrogância e soberba, são pessoas que preenche pelo menos dez requisitos de identificação de um narcisista.Agora outra questão é como vamos ajudar um narcisista ? pelos artigos que tenho lido é quase impossível ! É orar pela pessoa e se distanciar antes que ela prejudique sua vida emocional e espiritual, na minha humilde opinião é a pior doença de todas que até aqui estudamos. Doença Terrível ! Só Deus na causa !

      Excluir
  9. muito obrigado Pr.Eder sou professor na escola biblica domical e me orienta muito estas postagem, os vidios nos dão clareza das situçõis estudadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Geraldo, não deixe de assistir ao vídeo do Ev.Jeferson que foi gravado ao vivo por volta das 16:00 deste sábado (09/03), uma pré-aula muito boa, fizemos várias perguntas fundamentais para um boa aula presencial.

      Excluir
  10. A paz... Quero mais uma vez agradecer a Deus pela vida de vcs meus amigos e irmãos.... excelente explanação, didática, enfim que o eterno continue abençoando e capacitando meus amadas ainda mais...ESta sendo edificante para nossas vidas e principalmente dos alunos... Deus abençoe
    Em Cristo Jesus
    Darlan Cavalcante
    AD Madureira
    Campo MOGI das Cruzes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Darlan, a Paz do Senhor, Deus abençoe por sempre deixar uma saudação quando vem nos visitar através deste Blog, se ainda não assistiu o vídeo do Ev. Jeferson e suas considerações sobre esta lição, indico, foram feitas perguntas fundamentais para dar uma boa aula amanhã. Por Exemplo: O Narcisismo é uma doença ou um pecado ? Um transtorno de personalidade ou um desvio de caráter ? Em tempo, forte abraço !

      Excluir
    2. Darlan a paz do Senhor Jesus!

      Como sempre,mais uma vez nos enviou uma mensagem animadora e que muito nos ajuda na continuidade deste projeto. Muito obrigado por sua participação,um forte abraço meu amigo!
      Pb. Gerson Tomé

      Excluir
  11. Muito obrigado por essa lição. Q todos possamos vasculhar nossa vida e tirar o Eu o egoísmo. Porq infelizmente existe pessoas q despreza seu proximo se achando ser superior ou o melhor .esquecendo q só existe um Deus e ele nao da sua Glória a ninguem.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia eu estou preocupado porque acho que tenho este transtorno tenho amigos no trabalho tudo bem já estou a nove anos fico triste quando vejo alguém sofrer na rua ou em algum caso de passo na televisão os amigos não se afastam de mim não falam que é difícil conviver comigo mais nós relacionamentos os três namoros que tive as pessoas se afastam falam que sou abusivo tenho muito ciúmes muito mesmo sufoco meio que tomo conta da vida da pessoa e tenho caracteristicas que vejo as pessoas falarem desta doença agora boa último a pessoa terminamos pelo WhatsApp ela não quis nem me ver e sempre começa tudo muito bem elas gostam de mim e eu delas muito mas sempre. O final por conta disso elas simplesmente somem sem se quer querer me ver e fico tentando voltar mas em alguma das vezes voltamos e acabo sendo do mesmo jeito tenho alto estima baixíssima e as vezes falo em alguma conversa sou feio mas esperando alguém falar não vc não é tentando se afirmar estou muito preocupado porque dizem que não tem cura e se eu realmente for assim vou ter que me afastar das pessoas ou nunca ter um relacionamento com uma mulher estou completamente desesperado chorei demais todos esses dias quando passei a ver vídeos no YouTube sobre isso me identifiquei demais muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente você não sofre de TPN (transtorno de Personadade Narcisista) os que sofrem desta enfermidade na maioria não reconhecem que tem o problema. Nossa Lição tem o objetivo de identificar a TPN nas pessoas e tentar ajudá-las, mas elas por não reconhecerem ser portadoras da TPN não quer ajuda. Lendo seu relato, acredito que sofra de alguma enfermidade da alma, não propriamente a TPN, existe outros transtornos que torna uma pessoa ter dificuldades nos relacionamentos. Todas transtornos possuem cura sim, você precisa de duas coisas: 1- Busque ajude de um psicologo converse com ele abrindo o coração e ele vai te ajudar 2 - Busque ajuda espiritual (O Evangelho de Cristo tem poder para curar todas enfermidades) Faça isso logo, quanto antes melhor ! Em fim , você já deu um grande passo reconhecendo que algo está errado contigo e que precisa melhorar ! Fique na paz ! vai dar tudo certo !

      Excluir