quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Lição 8 – Lidando com a Instabilidade e Hipersensibilidade Generalizadas

Aula presencial dia 24 de Fevereiro de 2019 

Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  
Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e 
adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 


Hinos sugeridos para essa Aula

04 - Deus Velará por Ti

07 - Cristo Cura Sim

 08 -  Cristo, O Fiel Amigo









Lição 8 - Lidando com a Instabilidade e Hipersensibilidade Generalizada 

Instabilidade: Inconstância.
Palavras relacionadas: fragilidademutabilidade
Hipersensibilidade: Demasiada sensibilidade
 https://dicionario.priberam.org [consultado em 20-02-2019].



Texto Áureo
"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-ei s e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.12-13)

Aqueles que confiam em Deus jamais serão vencidos pelo desespero; em meio às crises ou doenças da alma, brotará a esperança.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.(Mt 11.28-29)




Verdade Aplicada
Um ambiente repleto de oração, adoração e amor fraternal muito contribui para produzir equilíbrio na vida do discípulo de Cristo.


Professor desperte e incentive em seus alunos o desejo de buscar uma vida de comunhão com o Espírito Santo.
O chamado se confirma na oração, na intimidade e comunhão com Deus. As adversidades do chamado são atravessadas e enfrentadas na caminhada sincera de rendição e oração a Deus” (BRANDT, L. Robert; BICKET, J. Zenas. O Espírito nos Ajuda a Orar: Uma Teologia Bíblica da Oração. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996. pp.175-177).



Objetivos da Lição
1 – Revelar o que é o Borderline;
2 – Mostrar os riscos da imprudência causada pelo Borderline;
3 – Ensinar como tratar o Borderline.



Motivo de Oração
Ore pelos cristãos que enfrentam pressão por parte da família, amigos, vizinhos e governo.



1 Samuel 25:10-11,37-38
10 – E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem o filho de Jessé ? Muitos servos há hoje, e cada um que foge a seu senhor.
11 – Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?
37 – Sucedeu, pois, que, pela manhã, havendo já saído de Nabal o vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas palavras; e se amorteceu nele o seu coração, e ficou ele como pedra.
38 – E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu.



ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1 – Borderline / Bipolaridade
2 – Imprudência causada pelo Borderline
3 – Conhecendo a enfermidade
Conclusão



INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o Transtorno de Personalidade Borderline (BDL). 
Assim como a bipolaridade, o BDL apresenta alterações que confundem as pessoas e os indivíduos que sofrem com esta enfermidade.



1. BORDERLINE E BIPOLARIDADE
Professor seria interessante você definir para a classe, ainda que de forma sintética as diferenças entre temperamento, personalidade e caráter, porque a lição aborda a personalidade do individuo:
 O temperamento refere-se ao estado de humor e às reações emocionais de uma pessoa - o modo de ser.
A personalidade envolve a emoção, vontade e inteligência de uma pessoa - aquilo que o indivíduo é.
O caráter, influenciado pelo temperamento e personalidade, é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina-lhe a conduta - como a pessoa age. Percebeu? 
(Lições CPAD Jovens e Adultos »  2007 » 3º Trim.)

Na aula passada vimos que a bipolaridade é um transtorno de humor, nesta aula vamos estudar Borderline que é um transtorno de personalidade.
Borderline também pode apresentar alterações no humor e confundir o diagnóstico.
Se não bastasse a semelhança do Borderline com a Bipolaridade, há casos em que o indivíduo apresenta os dois transtornos.

1.1 As semelhanças entre Borderline e Bipolaridade.


Quem sofre com episódios de imprevisibilidade de humor ou tem alguém próximo que apresente este comportamento deve buscar motivar a pessoa a não abrir mão do recurso de uma consulta com um profissional da saúde, além de apresentar a Deus em oração. 
Quando o indivíduo possui dificuldades em lidar com as enfermidades da alma, deve se lembrar das promessas do Senhor, pois elas consolam e dão vidas (Sl 119.49-50).
Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar.
Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.(Salmos 119:49,50)

1.2 A dificuldade de gerenciar a autoimagem.                     
Portadores do BDL sofrem com um padrão de personalidade e comportamento alterado, que envolve relacionamentos e dificuldade de gerenciar a autoimagem. O transtorno é identificado pela instabilidade em vários aspectos e não apenas no humor. 



A falta de um acompanhamento pode até mesmo acarretar num afastamento de comunhão com Deus, dificultando ainda mais a busca por equilíbrio. A comunhão fortalece a confiança no Criador, o que corrobora para o bom resultado do tratamento (Jr 17.7).


É importante enfatizar que às doenças da alma estão em evidência na igreja, porque a nova geração não percebeu ainda, que oração não é opcional, mas, uma necessidade a todo o momento de nossas vidas.
Orai sem cessar.(1 Ts 5:17)
Paulo era um líder que estava em contínua e constante oração, dia e noite (1 Ts 3.10). Ele exortou os crentes de Tessalônica a “orar sem cessar” (1 Ts 5.17). Paulo gostava de estar com os irmãos em oração: Ele orou com as irmãs (At 16.13); com os anciãos (At 20.36) e com um grupo de discípulos em Tiro (At 21.5). Não temos dúvidas de que Paulo foi um grande intercessor! Todavia, ele não somente orava, mas também rogava que outros irmãos orassem por ele. Repetidas vezes ele rogava as orações: “Ajudando-nos também vós, com orações, por nós...” (2 Co 1.11); “Orando também juntamente por nós...” (Cl 4.3).
A igreja nasceu e cresceu mediante a oração. Aos pés do Senhor, encontrou direção e disposição para o trabalho, bem como forças para não sucumbir diante das dificuldades e problemas que surgem no caminho, inclusive oposição e perseguições. As circunstâncias, pelas quais a igreja passa, podem mudar de diferentes maneiras ao longo do tempo, mas a necessidade de buscar a Deus em oração permanecerá até a volta do Senhor Jesus. (Lições CPAD Jovens e Adultos »  2010 » 4º Trimestre)

1.3 Lidando com os portadores de BDL.
Lidar com portadores do BDL não é uma tarefa muito fácil. A observação do comportamento deve ser feita de maneira cautelosa, para que não cause constrangimento. A primeira atitude deve ser o cuidado para não se tomar uma posição preconceituosa. A função da Igreja é adotar sempre uma posição agregadora, nunca excludente, lembrando que Deus não faz acepção de pessoas (Rm 2.11). O fato de um indivíduo sofrer com uma enfermidade da alma não irá afastá-lo da salvação de Deus. Sendo assim, cabe á igreja pregar o Evangelho, disciplinar, mostrar meios e tratamentos para que o indivíduo se mantenha equilibrado, pois assim poderá entender a mensagem de Cristo e desfrutar da vida abundante em Cristo (Jo 10.10).
O esclarecimento deste tema é uma oportunidade para verificarmos se somos portadores ou temos em nossa casa pessoas com sintomas que requerem cuidados e ajuda. Somente um profissional está apto para diagnosticar um possível caso de BDL.



2. IMPRUDÊNCIA CAUSADA PELO BORDERLINE
Pessoas com BDL têm dificuldades em controlar os pensamentos e administrar os sentimentos. O seu comportamento impulsivo é gerado por diversos sintomas, que as tornam imprudentes.

2.1 Gerenciamento de Sentimentos.




“Para que você se torne o homem ou a mulher que Deus deseja é necessário que o seu temperamento, personalidade e caráter se tornem subservientes dos projetos de Deus para a tua vida. Até que Deus prevaleça sobre nossas vidas (2Co 2.14), alguns precisam ser jogados numa cisterna, como José (Gn 37.20); outros, ser alimentado por corvos, como Elias (1Rs 17.6); e, alguns, apresentar sua língua aos serafins, como fez Isaías (Is 6.6,7).
O caminho que Deus escolhe para forjar o caráter de seus cooperadores algumas vezes é íngreme e inóspito. Mas, quando eles saem da fornalha, é perceptível até mesmo para os pagãos que eles andaram com o quarto Homem na fornalha (Dn 3.25-27). Deus jamais chamou alguém para uma grande missão sem que esse escolhido passasse por uma profunda transformação moral.
Se desejas que o Deus de José, Elias e Isaías realize em você o mesmo que fez com eles, coloque o seu caráter no altar do Espírito; apresente a sua personalidade Àquele que a todos transforma segundo a imagem de Cristo. Só assim serás a pessoa que Deus deseja que você seja” (BENTHO, Esdras C. Revista Ensinador Cristão, 2008).

2.2 Borderline: uma batalha diária.
O portador de BDL vive em constante batalha. O seu dia é permeado por momentos de alteração de humor, envolvendo raiva e depressão. Tais alterações quase sempre ocorrem em decorrência de relacionamentos e eventos estressantes. O apóstolo Paulo orienta que, sempre que for possível , devemos buscar viver em paz com todos (Rm 12.18).Entretanto, para quem sofre com esta enfermidade, isso passa a ser uma dificuldade maior do que para quem consegue gerenciar os seus sentimentos. 



O BDL causa uma ruptura nos relacionamentos e isso acaba por aumentar os sintomas no individuo. A falta de paz com as pessoas próximas faz com que o afastamento seja algo natural.(Revista do professor)
Você percebe a importância do esclarecimento que estamos recebendo sobre doenças da alma?

2.3 A paranoia agravada pelo BDL.

Nota: (Paranoia) Nesta patologia, o indivíduo desenvolve uma desconfiança ou suspeita exacerbada ou injustificada de que está sendo perseguido, acreditando que algo ruim está para acontecer ou que o perseguidor deseja lhe causar mal.
https://www.infoescola.com/psicologia/paranoia/


O componente espiritual presente nas igrejas pode acelerar processos de crise, já que o indivíduo, devido à enfermidade, começa a espiritualizar os eventos, culpando, de maneira desequilibrada, outros de serem instrumentos de inimigos que querem destruí-lo.



3. Conhecendo a enfermidade

3.1 A necessidade de uma família sadia.


Na doença. Ninguém está imune às doenças, mesmo aqueles que professam servir a Deus (Gn 3.16-19). Por isso, quando enfermos, todos nós precisamos de ajuda e auxílio especializados. Infelizmente, há famílias que, nesses momentos, não suportando o estresse, acabam abandonando o doente à própria sorte, principalmente em se tratando de casos crônicos. Os que agem desta maneira demonstram não possuir ainda o genuíno amor cristão.
A pessoa enferma necessita do apoio, do carinho e da dedicação dos seus familiares, para vencer e suportar a enfermidade. Não podemos nos esquecer, ainda, dos casais que se divorciam quando um dos cônjuges adoece. Deus não aprova tal atitude (Mt 19.6). (Lições CPAD Jovens e Adultos »  2012 » 3º Trimestre)

3.2 A eficácia de uma igreja preparada.
A Igreja de Cristo ao longo dos anos tem se adequado e aprendido a lidar com as enfermidades da alma. 



É chegada a hora de olharmos com mais carinho por aqueles que necessitam de nossos cuidados. Olhemos também pelos missionários que, muitas vezes abandonados, experimentam privações de toda sorte. Somos um só corpo e, como tal, devemos cuidar e zelar uns pelos outros, para que a Igreja de Cristo desfrute perfeita saúde (1 Co 12.12). (Lições CPAD Jovens e Adultos »  2012 » 3º Trimestre)

3.3 Cuidando para evitar tragédias.




È importante enfatizar que mesmo que estejamos dando assistência espiritual para um irmão doente nunca devemos afastá-lo do acompanhamento profissional (nota já esclarecida por nosso comentarista em lições anteriores).
Existem situações em que, o irmão movido por sua fé recomenda ao doente a suspensão do medicamento. Tal atitude não é recomendável em doenças físicas e emocionais,pois,podem colocar a vida do doente em risco.
Nós cremos que:
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum;
e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão.
(Mc16.17-18).
Todavia a alta médica somente o profissional capacitado pode fazê-lo.




CONCLUSÃO




QUESTIONÁRIO
1 – Quando o indivíduo possui dificuldades em lidar com as enfermidades da alma, o que ele deve fazer ?
R. Deve se lembrar das promessas do Senhor, pois elas consolam e dão vida (Sl 119.49-50).

2 – O que fortalece a confiança no Criador?
R. A comunhão (Jr 17.7)

3 – Quem não faz acepção de pessoas?
R. Deus (Rm 2.11)

4 – O que o Apóstolo Paulo nos orienta ?
R. Que, sempre que for possível, devemos buscar viver em paz com todos (Rm 12.18).

5 – Qual é o remédio que promove o equilíbrio ?
R. A paz de Cristo (Jo 14.27)



BIBLIOGRAFIA

[1] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Bíblia do Culto - Editora Betel
Revista EBD Betel Dominical Professor - 1 trimestre 2019, ano 29, número 110 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/


                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
   





                                                                                                                                                                              
[     

Estimado Professor, segue abaixo o material de apoio para nossos estudos !

Plano de Aula - Editora Betel - Pr. Luiz Prates




Olá Povo de Deus, segue abaixo um link interessante sobre o tema, ao qual pode responder algumas perguntas, como :
Quais são os comportamentos de uma pessoa pela qual a psiquiatria faz o diagnóstico indicando que a pessoa possue Borderline ?
Como lidar com quem tem Borderline ?
Como ententer as situações de crise de uma pessoa com Borderline ? 

Clique Aqui - Saiba mais sobre Bordeline - Associação Psiquiátrica Americana




Segue abaixo alguns vídeos interessantes sobre o tema da nossa lição, vamos assistir para ficar bem informado e seguro para a próxima aula presencial no domingo, vamos lá ?


Borderline o que é ?
Canal Minutos Psíquicos

Documentario sobre Borderline

Canal Mix Mente
                                                 
Borderline - Sintomas e Tratamento
Dr. Bruno Machado - Psiquiatra (USP)
Canal Saúde da Mente

Borderline - Veja como é grave esta doença
Advogada encomenda a própria morte
Reportagem TV Record

                                                                                                                                                                              


19 comentários:

  1. Irmãos a materia desta semana está corretamente incluida? Me parece que está copiada da outra semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ádamo, obrigado por avisar-me, o Título da Lição estava como Lição 7 e não como Lição 8, valeu, Deus abençoe, já corrigi !

      Excluir
  2. Cadê os comentarios que muito nos ajuda?
    Cadê o amado presbitero Gerson Tomé com os seus comentários ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Malciron, encontrei o Gerson ontem, disse que esta semana devido problema na escola que ele leciona (Ele é professor de matemática) ia atrasar no enviou dos comentários para postagem. Deus abençoe Pastor por prestigiar nosso Blog. Vamos trabalhar para adiantar uma lição e não ter mais este problema. A Paz do Senhor !

      Excluir
    2. Pr.Malciron a paz do Senhor Jesus!

      Muito obrigado por utilizar o nosso blog como ferramenta em suas aulas.Os comentários adicionais e slides são preparados com muito amor visando unicamente auxiliar os nossos professores.São os mesmos materiais que utilizamos em nossas aulas a cada domingo em nossa congregação.Rogamos vossas orações em favor deste projeto,se for a vontade do Senhor desejamos torna-lo maior.Não almejamos nenhum retorno financeiro,mas esperamos receber um dia, a recompensa incorruptível, do Senhor Jesus.
      Um forte abraço meu amado, no amor de Jesus!
      Pb.Gerson Tomé

      Excluir
  3. Deus abençoe vocês pelos comentários

    ResponderExcluir
  4. Edsoedsonferreirakorao@gmail22 de fevereiro de 2019 18:14

    Irmão espero não ser áspero mas passar um trimestre estudando cada enfermidade mesmo com um conhecimento ampla acerca do assunto é desgastante.....e tentar lancar ao vento alguns personagens da bíblia como se eles tivessem acometidos desta enfermidades da alma é forçar muito.....os alunos estão querendo crescer no conhecimento de Cristo da Palavra....me perdoa ....quando vejo o evangelho simples pregado pelos apóstolos e libertando as vidas das almas e as vidas glorificando a Deus pois transbordavam da presença do senhor....o evangelho e poder.....sei que Deus deu sabedoria dos médicos ...mas falar 3meses sobre enfermidades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, nosso Blog não tem vinculo com a Editora Betel e com a grade curricular, estamos tentando ajudar os professores, respeito vossa opinião, sinta-se em liberdade para enviar vossa opinião para a Editora Betel, é só entrar no link : https://editorabetel.com.br/?pagina=18 ou se preferir envie email para : comercial@editorabetel.com.br com suas sugestões e criticas.
      Obrigado por visitar nosso BLOG , me siga no facebook para receber as novidades deste canal. A Paz do Senhor !

      Excluir
  5. Louvo a Deus por todo auxílio que tem nos dado. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cgc , a paz do Senhor, obrigado pela vista ao Blog, favor me seguir no facebook e receber as atualizações e novidades deste canal. Deus Abençoe !

      Excluir
  6. Respostas
    1. Irmão Amós, a paz do Senhor, obrigado pela visita ao Blog e pelo retorno !

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigado ! Quando a gente se propõe a trabalhar para o Reino com Amor e dedicação, o nome de nosso Deus é glorificado. Divulgue nosso Blog !

      Excluir
  8. Paz do Senhor!
    O irmão Edson tem razão, nossas escolas bíblicas estão parecendo um consultório de psicologia e psicanálise.
    E outra, a maioria.dos professores estão lendo as revistas e olhando o relogio para as horas passarem rápido.
    E muito profundo, tem que ser psicologos pra dar aula.
    O maior psicólogo é jesus, é desse que temos que ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho importante o encaminhamento de criticas e sugestões para a Editora Betel, entrar no link : https://editorabetel.com.br/?pagina=18 ou se preferir envie email para : comercial@editorabetel.com.br , é importante que eles tenham esse retorno dos irmãos. Agora irmãos esse tema não vai se repetir tão cedo, novo trimestre vem ai com um tema muito bom, tema teológico.

      Excluir
  9. Concordo com o irmão Edson,e acrescento que deveria ser um psicólogo a dar a aula, Jesus é o meu psicólogo tive depressão profunda durante 4 anos e nunca fui a psicólogo Jesus me curou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho importante o encaminhamento de criticas e sugestões para a Editora Betel, entrar no link : https://editorabetel.com.br/?pagina=18 ou se preferir envie email para : comercial@editorabetel.com.br , é importante que eles tenham esse retorno dos irmãos. Agora irmãos esse tema não vai se repetir tão cedo, novo trimestre vem ai com um tema muito bom, tema teológico.

      Excluir