quarta-feira, 27 de março de 2019

Revista Betel Dominical - 1º Trimestre de 2019

Revista Editora Betel Dominical Adultos
Slides / Comentários / Vídeos de Auxílio ao Professor
 Trimestre de 2019, ano 29 nº 110
ENFERMIDADES DA ALMA II
Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento
de distúrbios emocionais e outros transtornos

Clique no Link de Cada Lição para seu Estudo !


97 comentários:

  1. A paz amados tenho sentido dificuldade para ler a revista pois as letras são pequenas demais , nos ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Futuramente vamos fazer revisão do layout da nossa página, grato pela sugestão !

      Excluir
    2. O meio que encontrei para resolver o problema foi copiando o texto e abrindo-o no Word, lá voce pode alterar o tamanho da fonte..

      Joao Batista

      Excluir
    3. bom dia, paz, observando a solicitação ao irmao acima postado em 06 de fevereiro, penso que a Betel poderia imprimir com tamanho adequado que se enquadre na acessibilidade de cada leitor, uma revista com letras grandes seria o ideal, não todas mas em uma escala de produção a essa necessidade, gradne abraço sou fã do material de vcs. Pr. Eliel Gonçalves CG/MS

      Excluir
  2. A paz do senhor.As letras são muito pequena tenho dificuldade para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Letra é tamanho padrão da maioria dos sites e ainda estou reforçando com negrito. Favor aumentar o tamanho usando recurso do seu navegador de internet, existe a opção de zoom (aumento).

      Excluir
  3. Muito bom
    Esta cendo este trabalho seu
    Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, a paz do Senhor, Deus abençoe pelo retorno, obrigado pela visita !

      Excluir
  4. Obrigado...sempre faço uso do seu trabalho meu Santo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que bom que estamos conseguindo ajudar de alguma forma os irmãos !

      Excluir
  5. Louvado seja Deus por este trabalho, a maneira com que os temas são abordados,os slides otimos tornando mais facil e atraente as aulas para quem ensina e que senta para aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos felizes por confiar e usar nosso material de apoio, que Deus continue abençoando a EBD da vossa igreja.

      Excluir
  6. tattawsiriusblack@hotmail.com17 de fevereiro de 2019 07:11

    Muito bom conteúdo , realismo e açao social com o evagelho de hj , ajudar a usar a psicologia psiquiatria e Enfermagem , assim. Percebiestao de parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antigamente o povo de Deus não gostava de procurar médico, e pedia para Jesus Curar. Que bom que agora entendemos que Deus pode usar a medicina para trazer a cura para os seus servos. Por vezes oramos para Jesus e Ele cura a pessoa instantaneamente, todavia, existem os casos que Deus cura através da medicina. Deus deixou os médicos, destacando aqui os psicólogos e psiquiatras para ajudar os seus servos.

      Excluir
    2. Sinceramente, uma péssima escolha de matéria. A mesma deveria ser dada por profissionais pois a maioria das igrejas não existem pessoas preparadas para ministraram esse tipo de matéria. É complexa e não podemos ministrar algo que seja superficial para as classes.

      Excluir
    3. Amado.... convide um profissional da área para auxiliar neste tema. Isso facilita a aprendizagem e a discussão em aula.

      Debora Casemiro
      Psicologa

      Excluir
  7. Fico indignado com o preço dessas revistas.
    As escolas dominicais cada vez mais vazias,quando comparado com as outras revistas almenta a indignação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade, este blog não tem nenhum vínculo comercial com a Editora Betel, particularmente, também tenho esta opinião, as revistas deveriam ser mais baratas.

      Excluir
  8. As lições precisam moldar o catáter dos cristões dentro da Palavra de Deus. Essas lições, ao meu ver, devem ser ministradas em seminários a parte e não na EBD. Trata mais de psiquiatria ( doenças mentais ), do que psicologia ( enfermidades da alma). Daqui a pouco vai ter cardiologista, dermatologista escrevendo sobre suas especialidades também para a EBD. Tem professores que estão no estreito para ensinar estas lições, pois para moldar o caráter cristão não acrescentam nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Lições são difíceis sim, Acredito que os pastores da AD Madureira responsáveis pela grade curricular da EBD estão tentando alertar os irmãos sobre todas as enfermidades da alma, porque alguns irmãos tiraram a própria vida em meios as seus transtornos e distúrbios, e precisamos estar alertas para tentar identificar estes problemas e ajudar espiritualmente e conforme o caso porque não indicar a ajuda de um profissional ? Particularmente, sou testemunha viva de que Jesus pode curar seus servos de qualquer enfermidade da alma, tinha paralisia do sono e Jesus me Curou, minha mãe estava com Depressão e Jesus Curou. Ensino esta Revista alertando para as enfermidades da alma, mas colocando antes de qualquer ajuda profissional, a cura através de Jesus. É perigoso colocar mais em evidência os recursos humanos do que o poder de Cristo, mas isso é uma opinião pessoal, todavia, não podemos fechar os olhos para as enfermidades da alma e muito menos desprezar a ajuda de um profissional da área se houver necessidade.

      Excluir
    2. Esta lição está sendo uma bênção,pois as vezes tem pessoas do nosso lado precisando de ajuda, pois esta passando por enfermidade da alma e nos as vezes acha que a pessoa é assim porque que, mais depois que estudamos está lição podemos ver que na verdade a pessoas está passando por enfermidade da alma .

      Excluir
    3. Discordo do blogger, achei a lição super interessante inclusive pos liçao estamos atendendo alguns casos ja na igreja, um assunto em que vivemos e sentimos, não acho que seria um assunto somente para psicologos ou psiquiatras afinal nos pastores temos de aprender a lidar com tudo isso, embora temos um chamado depende de cada um, eu particularmente amei esse 1º trimestre.

      Excluir
  9. Irmão agradeço o subsidio e reconheço seu empenho, entendo que temos que saber identificar as necessidades individuais e coletivas do grupo do qual fazemos parte, mais realmente essas lições poderiam ser tema de palestra, porque tento imaginar Jesus sentado com os discipulos e ensinado-os a identificar sintomas que manter as almas cativas e dizer a eles que;as encaminhem aos medicos.
    Simplismente não da.
    Enchei-vos do Espírito faz mais sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Martimiano, boa reflexão, poderia ser tema de palestra, é verdade, todavia, a EBD é o orgão mais forte de ensino das igrejas AD, não quero aqui ser advogado da Editora Betel, mas se esta temática não chegar via EBD, com certeza não vai chegar até os irmãos através de palestras. Acredito que os pastores da AD Madureira estão tentando alertar os irmãos sobre todas as enfermidades da alma, porque alguns irmãos tiraram a própria vida em meios as seus transtornos e distúrbios, e precisamos estar alertas para tentar identificar estes problemas e ajudar espiritualmente e conforme o caso porque não indicar a ajuda de um profissional ? Particularmente, sou testemunha viva de que Jesus pode curar seus servos de qualquer enfermidade da alma, tinha paralisia do sono e Jesus me Curou, minha mãe estava com Depressão e Jesus Curou. Em Tempo, este assunto vai demorar uns dez anos para ser ensinado novamente, segundo trimestre vem ai, quer saber o tema ? clique no link : https://www.facebook.com/bereanosnaebd/photos/a.521478178376741/521478191710073/?type=3&theater

      Excluir
    2. Tentei colocar o link, mas não deu certo, o tema do próximo trimestre será : Igreja povo escolhido e nomeado por Deus. A Paz do Senhor irmão Martimiano !

      Excluir
  10. A paz do Senhor irmão, tem como o irmão colocar o questionário nas próximas lições? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. A paz amados este site nós tem ajudado muito para ministramos a palavra de Deus ....Deus continue abençoando a diretoria e todos os que trabalham diretamente e indiretamente nesta obra.....minhas oracora sao para que esta obra continue ..e de muita valia sim!simmmmm.......tenho contra porém-passar um trimestre estudando acerca de doenças da alma enfermidade por enfermidade acho que nao traz tanta edificação como tratar de temas teologicos.....nao estou criticando .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Próximo trimestre vem ai, assunto muito bom, favor seguir-me no facebook (clique ao lado) e saiba de todas as novidades !

      Excluir
  12. Porque vcs não colocam os comentários de ajuda da lição já a partir de segunda feira pra termos mais tempo de ajuda no ensino da mesma no domingo.
    Os seus comentários ajudam muuuiiitto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Pr. Malciron, já conversei com o Presbítero Gerson Tomé (que me ajuda muito neste projeto) para trabalharmos para adiantar pelo menos uma lição. O tempo está corrido, mas vamos conseguir. Em tempo, Deus abençoe por visitar esse Blog e pela sugestão.

      Excluir
  13. Parabéns irmão!Deus abençoe sempre sua disponibilidade em elaborar esses comentários ha mais,pq as da revista é bem simplificada, só queria e seria muito bom se vc pudesse colocar os comentários até quarta feira....rsrs sei que é apertado pra vc ,pois tem suas ocupações,mais ajudaria bastante.. Rsrs mais mesmo assim já ajuda demais da conta do jeito q ta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso objetivo é adiantar pelo menos uma lição para os irmãos, o Presbítero Gerson Tomé as vezes tem problemas no trabalho secular e atrasa o envio do material para postagem. Não é fácil a correria, mas vamos trabalhar para conseguir esta proeza.

      Excluir
  14. tem como liberar as lições antes da semana delas, assim fica melhor para se estudar bem antes! se poder fazer isso logo eu agradeço. desde já um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto, Nosso material de apoio por enquanto é liberado na semana em que será dada a aula presencial.

      Excluir
  15. É liberado tirar cópia da revista e revender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faça isso, é crime prevista em Lei e pecado diante de Deus ! Editora Betel é detentora de todos direitos autorais.

      Excluir
    2. Embora ela copie o material de outros autores e não tem a decência de citar os autores. O trimestre sobre Neemias teve diversos trechos ipsis litteris do comentário de Neemias do Hernandes Dias Lopes e na revista atual tem cópia de trechos da sistemática do Millard Erickson sem ter nenhuma referência a ele.

      Excluir
    3. Célio de Castro, entendi sua colocação, texto que não é nosso deve ser citado os autores.

      Excluir
  16. Podem tirar cópias da revistas pra revender

    ResponderExcluir
  17. As revistas estão caras demais pra quem tem família grande por favor verificar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso Blog não tem vínculo comercial com a Editora Betel, seria bom enviar criticas e sugestões para o email : comercial@editorabetel.com.br

      Excluir
  18. Não é caro..15,00 a 17,00 alimento espiritual pra um trimestre inteiro; isso é valor de um lanche barato q se faça por aí. Tudo depende do valor que atribuímos ao referido. Frequentemente investimos bem mais em coisas de bem menos valor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em comparação as revistas da CPAD e Central Gospel esta cara sim, para quem precisa comprar por exemplo : 2 adultos, 1 jovem, 2 adolescentes ... começa a pesar no bolso são R$ 90,00 reais, pela CPAD daria no máximo R$ 50,00 reais. Muita diferença !

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. A Paz do Senhor, estava observando os comentários anteriores e concordo quando os irmãos falam sobre a dificuldade de ministrar a lição para as igrejas, temos buscado auxílio em outros sites mas mesmo assim é difícil para lecionar, nem todas as igrejas são compostas por doutores,temos muitos anciãos, e até amigos psicólogos que concordam que esses assuntos são complexos demais para o curto tempo que temos na EBD, a lição ENFERMIDADES DA ALMA de 2014 estava bem melhor do que está, a linguagem era mais acessível. Esse canal devia disponibilizar com antecedência essa ajuda, nossos alunos estão até dismotivados por tentar estudar a lição em casa e não entender o assunto. Sou professora na EBD e meu esposo é superintendente. Desde já agradecemos a atenção ...
    Ass: Jucileide Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jucileide, o que tenho percebido é que no começo do trimestre da lição 1 até a lição 5, os irmãos estavam animados com o assunto, depois da lição 5 parece que o assunto se tornou cansativo, os alunos desmotivados, mesmo que estejamos repetindo sempre qual foi a proposta da Editora Betel para este tema, os irmãos tem batido na mesma tecla afirmando que o tema é difícil para ser dado na EBD. Nosso Blog não tem vínculo com a Editora Betel, creio que os irmãos poderiam passar as criticas e sugestões diretamente para eles, e eles vão agradecer por isso. Com toda certeza este tema não será mais abordado tão cedo, antes dos próximos sete anos. Estamos finalizando este trimestre, vamos abraçar a proposta da Editora, a enfermidade da alma tem sido a doença do século XXI, muitos irmãos estão sofrendo nas igrejas com estas enfermidades, ao qual devemos primeiramente interceder com ajuda espiritual, todavia, podemos indicar a procura de profissionais para ajuda se for o caso. Acredito que esta preocupação se deu pelo fato de muitos irmãos estarem suicidando, mesmo frequentando as igrejas evangélicas,o que torna muito preocupante, a revista vem fazendo um alerta para nós membros da igreja e para a família também. Em tempo, obrigado por deixar vossa opinião. A Paz do Senhor !

      Excluir
  21. Paz do Senhor. Gostaria de parabenizá-lo pelo empenho. Sua ajuda é de grande valia para todos que estamos incumbidos de agregar conhecimento nas EBD, mas aproveito o espaço para registrar meu descontentamento com alguns temas escolhidos para tratarmos durante 3 meses de aulas. Tenho 23 anos de experiência na área de psiquiatria e fico imaginando quanta desinformação tem circulado nas aulas sem contar que estamos perdendo o foco. Agradeço pela constante ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante... acredito que esta afirmação ("fico imaginando quanta desinformação tem circulado nas aulas") tem sido feito devido aos irmãos que estão tendo dificuldades para ministrar essas aulas, mas quanto ao conteúdo de cada lição da nossa revista : Ela está informando ou desinformando ? O conteúdo está correto ou está fora ? por ser leigo no assunto e muito menos desta área profissional, quero aproveitar seus 23 anos de experiência na área de psiquiatria para nos responder essas duas perguntas, por gentileza, ninguém sabe seu nome, já que a postagem foi feita com autor anônimo, sinta-se a vontade, sua colocação é importante para todos nós.

      Excluir
    2. Paz do Senhor Éder. Vc está correto em relação a desinformação, pois um tema tão complexo não pode ser retransmitido aos alunos sem conhecimento de causa, por isso reafirmo que este não deveria ser o foco de uma aula de "escola BÍBLICA". Creio também que ao tratarmos levianamente o tema,agregamos desinformação e equívocos nas avaliações, que não devem ser emitidas por leigos. Mas tudo serve como crescimento para entendermos qual deve ser o real papel das EBD. Grato pelo espaco. Deus abençoe

      Excluir
    3. Entendi, as informações contidas na revista estão corretas, todavia, no momento da retransmissão aos alunos, o professor por ser leigo no assunto, poderá estar agregando desinformação devido a complexidade do tema. Ficou claro !
      Deus abençoe pela participação, esteja sempre aqui conosco deixando vossa reflexão, questionamento, é importante para nosso enriquecimento. Deus abençoe !

      Excluir
  22. Em tempo. Meu nome é Paulo Vernini e sou de Botucatu-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Irmão Paulo, Deus abençoe pelo registro da vossa visita ao BLOG. Que Deus continue abençoando ricamente vosso ministério em Botucatu-SP.

      Excluir
  23. Paz do Senhor! queria saber se a revista juniores de 09 a 11 anos do mestre está vindo com os visuais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, Paz do Senhor, esse Blog por enquanto só faz postagem de comentários da Revista Betel Adultos. Nosso Blog não tem vínculo comercial com a Editora Betel, seria bom enviar esta pergunda para o email : comercial@editorabetel.com.br

      Excluir
  24. EBD (escola BIBLICA dominical).
    Pessoal, dentre as treze lições deste trimestre alguém poderia me dizer qual lição e biblica? Agradeco desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, convido assistir vídeo pre-aula do Ev. Jeferson Vicente da Lição 10 postada no BLOG, esclarece bastante vários pontos deste trimestre e responde muitas perguntas interessantes. É sabedor que muitos irmãos não gostaram do tema deste primeirro trimestre ao qual já está se encerrando, não é um tema teológico, mas ALERTA sobre tantos problemas que enfrentamos nas igrejas. A Lição 10 sobre o Narcisismo é muito interessante, assista o vídeo do Ev. Jefferson do início até o fim. Obrigado por participar !

      Excluir
  25. A paz do Senhor Jesus Cristo meus irmãos, muito bom ermos este apoio na ebd muito obrigado por existir este espaço para tiramos dúvida e aprendemos um pouco mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo ! A Paz do Senhor !

      Excluir
  26. Paz do Senhor irmão e.mestre Eder Tome da Silva.os assuntos desta revista muito tem nos ajudado a identificar distúrbios que muitas muitas vezes nos incomoda e nos causam males.graças a esta lição podemos não só identificar mas buscar ajuda para enfrentarmos tais situaçoes.muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, também gostei muito desta revista, precisamos desses assuntos também na EBD, a igreja não pode ficar distante das informações sobre estas enfermidades que assolam a sociedade atual. Deus abençoe por deixar você comentário.

      Excluir
  27. Oi queria adquirir o livro referente as revista como faço ?

    ResponderExcluir
  28. Amados irmãos em Cristo, saudações!

    A lição desse trimestre é bastante complexa, mas se faz necessário ampliar nosso conhecimento acerca de determinados assuntos para que consigamos lidar melhor com as pessoas que vem até nós.

    Cristo cura? Nossa fé confirma isso.

    Mas não podemos descartar os profissionais que ele capacitou para auxiliar seus filhos na jornada da vida.

    Muitos dos nossos jovens, adolescentes e adultos estão sofrendo calados por medo de julgamento e incompreensão.
    Seria egoísta de nossa parte pensar apenas na nossa edificação espiritual e não estender a mão aos necessitados! Estender a mão ao irmão que precisa é encarnar o verbo (Jo 1:14) é amar como Jesus amou!

    O tema é técnico?
    É complexo?
    Traz insegurança ao professor (por não ter tal formação)?

    Mas precisa ser tratado!!

    Tem gente se matando nas igrejas, literalmente!!

    Tem gente morrendo por depressão,pânico, entre outras coisas...

    Os enfermos que chegam a nós, Cristo pode curar, mas pode querer trabalhar por outras formas, que não são as que queremos.
    E quem somos nós para ordenar que Ele o faça?

    Abramos o coração, deixemos Deus nos usar!

    Falemos a parte que nos cabe... que é ministrar o evangelho e preparar a igreja para lidar com as pessoas que estão em sofrimento psiquico.

    E se for o caso, convidem um profissional da área para oferecer o apoio sobre as questões científicas dos temas, como fazemos aqui em nossa congregação.

    Deus em Cristo vos abençoe, hoje e sempre!

    Débora Casemiro
    Psicóloga
    (11)97952-9891

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor irmãos, este texto fecha com chave de ouro nosso trimestre, estava esperando alguém da área deixar algo para nós, e olha que surpresa, nossa irmã Psicóloga Débora Casemiro vem registrar suas considerações sobre o tema da nossa Revista Betel Adultos nos proporcionando um texto tão rico e objetivo, esclarecendo nossas duvidas sobre a real proposta da Editora Betel, bem como a necessidade deste tema nas nossas igrejas. Como Deus é Bom !

      Excluir
    2. Débora, a paz do Senhor, que Deus continue te abençoando na sua área profissional, que Deus continue abençoando vosso ministério, muito obrigado por participar e deixar registrado vossa importante consideração em nosso BLOG.

      Excluir
    3. Amém! E parabéns pelo empenho em facilitar o entendimento da palavra através desse Blog. Deus vos abençoe.

      Excluir
  29. Estou preparando a aula sobre trantorno alimentares.. Acreditor sem bem proveitosa se usarmos todos os recursos necessários.
    Aproveito pra fazer uma observação, fale se muito de bulimia e aneroxia porem e a glutonaria e compulsividade alimentar???
    O pecado q crente mais comete é o de sentar a mesa e comer como se nao2 houvesse amanhã, acho q no assunto tema daria pra ter entrado bem neste tópico. Mas em tudo sou grata pela ajuda o canal. Fica na paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , pode aproveitar o gancho do assunto de Bulimia e Anorexia para dar umas cutucas sobre glutonaria (pecado que se não tiver arrependimento, leva a pessoa a condenação eterna conforme Gálatas 5,19-21). Gostei, obrigado por participar !

      Excluir
  30. Irmãos a paz do Senhor Jesus.
    Entendo a necessidade da igreja em tratar de um assunto tão atual.
    Porém não deveria transferir essa responsabilidade a nós professores e tratar o assunto a nível ministerial mais especificamente através de simpósios. Além de que em sua grande maioria professores de EBD são auto didatas pois a igreja não oferece formação pedagogica eclesiastica.
    Conclusão a preocupação com a doença é pertinente. Mais precisamos estabelecer niveis para não causar dano maior.
    Espero ser compreendido.
    Deus os abençoe e ilumine sempre nos temas próximos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Martimiano, está registrado vossas considerações.
      Vamos entrar no próximo trimestre com um tema maravilhoso, acredito que não vamos ver tão cedo esta mesma temática sobre "Enfermidades da Alma".
      Particularmente, além de Estudar a Revista da Betel, também estudo a Revista CPAD.
      No caso da CPAD, ela também abordou o assunto no passado, com uma diferença : ela o faz com uma abordagem resumida em apenas 1 ou duas lições tratando o assunto como "As doenças da vida moderna" , e as demais envolve outros assuntos, desta forma o trimestre não fica cansativo. Essa foi uma estratégia da CPAD para abordar este tema de doenças como depressão, sindromes, transtornos, doenças psicossomáticas, todavia, de forma bastante superficial. Obrigado por Participar, irmão Martimiano, a paz do Senhor !

      Excluir
  31. Sou professor da escola dominical tem como fazer um pequeno comentário da revista nova igreja povo escolhido por Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda não, estou sem a revista, domingo agora deve chegar em minhas mãos e durante a semana vamos começar a comentar algo. Mui Grato !!!!

      Excluir
  32. Gostaria de saber quando será publicado os slide da lição 13 - como vencer a desesperança?

    No aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SLIDE DA LIÇÃO 13 acabei de POSTA no BLOG , vide lado direito onde coloco todos os SLIDES DO TRIMESTRE. O Comentario estou aguardando Presb. Gerson enviar para postagem. Quarta-feira pela manhã devo liberar a postagem da Lição com nosso material de apoio.

      Excluir
  33. Prezado boa tarde! Ainda estamos aguardando os slide da lição 13 - Como vencer a desesperança. Voce sabe me dizer quando sera publicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SLIDE DA LIÇÃO 13 acabei de POSTA no BLOG , vide lado direito onde coloco todos os SLIDES DO TRIMESTRE. O Comentario estou aguardando Presb. Gerson enviar para postagem. Quarta-feira pela manhã devo liberar a postagem da Lição com nosso material de apoio.

      Excluir
    2. meu nome é Neemia sou missionaria congrego na Assembleia de Deus Ministério de Madureira no Acre. Sou acadêmica do curso de graduação em Psicologia e eu particularmente amei a revista pois a mesma abordou de uma forma clara sobre os temas pelas quais os muitos irmãos não sabiam ou só ouviram falar; na igreja lecionei e troquei conhecimento com os irmãos, fizemos algumas dinâmicas, e foi possível perceber que todos estavam gostando das aulas.Tirei copia da revista para alguns dos meus professores que eles pediram. quando teremos outra revista abordando a continuação do assunto. Parabens para o autor da Revista e do Blog. Elaborem mais revistas falando do assunto e incentivando o povo a buscar ajuda profissional.

      Excluir
  34. qualquer resposta enviar para neemiasantos38@gmail.com ou para 068 992278687

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto é que teremos esse assunto "enfermidades da alma" novamente ? nâo sabemos, embora nosso blog tenha o nome EBD-BETEL não temos vínculo com a EDITORA, apenas postamos comentarios dos principais pontos abordados na Revista (não disponibilizamos a revista em PDF e não digitalizamos a revista de forma completa porque respeitamos os direitos autorais da Editora Betel). Todavia, esta revista "Enfermidades da Alma II" já é continuação da "Enfermidades da Alma I" publicada em 2014, não acredito que voltaremos a abordar assunto antes dos próximos 5 anos. A Paz do Senhor, Deus abençoe pela visita ao nosso Blog.

      Excluir
  35. Paz! O questionário da lição 13 não está correspondente com a lição. Gostaria de vê-lo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de verificar o questionário é o da Lição 13 - Como Vencer a Desesperança, está correto.

      Excluir
    2. Obrigado irmã ou irmão, agora vi onde errei, Deus abençoe grandemente, já fiz a correção.

      Excluir
  36. paz do Senhor ...gostaria de dizer aqui que amamos estas lições, nossos professores se dedicaram, e a Betel arrasou com tanto conteúdo pra ajuda-los...Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor, Amém, um novo trimestre vai se iniciar, contamos com vossas visitas ao nosso Blog.

      Excluir
  37. Respostas
    1. Amém ... cortou a mensagem... mas sei que é coisa boa, Deus abençoe pela visita !

      Excluir
  38. Paz ! Os temas foram complexos mas com a ajuda de Deus demos conta e foi de grande importância a lição. Infelizmente não estou conseguindo abrir a próxima para estudar. Quando estará aberta ao público?

    ResponderExcluir
  39. A paz do Senhor irmão Eder, obrigada pelos slides, foram muito úteis para nós, moro em Espigão do Oeste - RO, veja o quão longe seu trabalho tem chegado, creio que tem auxiliado muitas escolas bíblicas por todo o país!
    Gostaria que no próximo trimestre, o irmão colocasse o glossário também, obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Só reformulando o comentário acima, sei que esse trabalho envolve várias pessoas, não só o irmão Eder, então, agradeço a todos que fazem parte desta obra, Deus vos abençoe e vos recompense!

    ResponderExcluir
  41. Estive olhando alguns comentários do 1ºtrimestre e percebi vários criticando o tema da lição "Doenças da Alma". Outros reclamando que o assunto é muito difícil, complexo,e até dizendo que jamais deveria ser abordado na EBD.
    A nossa congregação é pequena, mas graças a Deus tem gente motivada e foi o trimestre com maior frequência de alunos, inclusive vários se matriculando pela primeira vez.

    O assunto realmente não é simples, mas quero parabenizar à coordenação que escolheu o tema e ao autor da lição por conseguir colocar de modo adequado muitas questões que afetam as pessoa, mas são desconhecidas da maioria da população.

    Respeitando a limitação de muitos professores de EBD, imagino que o problema maior é a nomeação de pessoas para cargo sem a devida preocupação com o encargo. Imagina-se que basta tempo como membro ou desejo por uma função. Isso serviu de alerta para todos, para refletir sobre as responsabilidades inerentes às funções e a necessária preparação para os cargos almejados.

    Os participantes da Igreja não podem e não devem ser olhados pelo mundo como pessoas leigas e carentes de conhecimento (que contribui para alcançar SABEDORIA).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Assino embaixo. Deus abençoe o irmão ou irmão sobre esta colocação e participação no BLOG.

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Gostaria de encontrar uma loja da editora Betel aqui em são paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor verificar com o pessoal do comercial da Editora Betel segue
      E-mail:
      comercial@editorabetel.com.br

      Excluir